Amamentação é um processo

Amamentar é um processo, embora natural, complexo.

 

Entender sobre o aleitamento materno e o seu funcionamento faz toda diferença em como conduzi-lo.

 

A experiência pessoal de uma amiga, vizinha, tia ou mesmo da sua mãe não é a sua. Cada pessoa vive o seu momento, a sua história.

 

Mamadas pouco frequentes e ineficientes fazem com que o bebê não mame adequadamente e tenha uma ingestão de pouco leite.

 

O bebê deve mamar com frequência, com intensidade e corretamente.

 

A hipófise da mãe produz automaticamente os hormônios prolactina e ocitocina no pós-parto e, a partir do terceiro dia, produz em resposta à sucção adequada do bebê, que, para manter a lactação, torna-se essencial.

 

O que, por vezes, resulta em mamadas menos frequentes é o uso de bicos artificiais, bebê dorminhoco, oferta de outros líquidos (chás, água, leite artificial), interrupção precoce das mamadas noturnas, separação mãe-bebê.

 

O uso da chupeta pode suprir a necessidade de sucção do bebê, bem como gerar uma confusão de bicos. A sucção de um bico artificial não é feita da mesma maneira que no seio da mãe, assim, quando o bebê vai ao seio pode se confundir e fazer a sucção como no bico artificial, não fazendo a drenagem correta do leite materno.

 

Preconiza-se o alojamento conjunto para que mãe e bebê fiquem próximos favorecendo a amamentação, além de todas as outras decorrências emocionais dessa proximidade.

 

A amamentação noturna deve ser mantida, não só para manter a produção do leite materno, mas também para evitar que com o longo período sem amamentar a mãe desperte com os seios congestionados e doloridos.

 

É no período noturno e nas primeiras horas da manhã que ocorre a máxima concentração de prolactina, portanto, maior produção de leite.

 

Alguns bebês nascem muito sonolentos e permanecem assim nos primeiros dias de vida. Esses devem ser estimulados para que acordados consigam estimular a produção de leite e também porque precisam se alimentar.

 

Com o processo de amamentação já instalado, o bebê com prontidão, sucção e deglutição adequadas começa a dar um espaçamento maior entre as mamadas e a dormir melhor, renovando seu ciclo de sono que o possibilita descansar. Neste momento, também a mãe começa a ter mais flexibilidade.

 

Todo esse processo deve ser muito bem conduzido e uma rede que apoie essa día de mãe-bebê reforça o aleitamento nesta família.

 

Um processo tão natural, mas como uma necessidade grande de ajustes e acompanhamento… de ajuda… de apoio.

 

Converse conosco através das nossas redes sociais e nos conte sobre a sua amamentação: @amamaenasceuassessoria e @somosmaesdeprimeiraviagem

Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!