A importância da confiança da mãe no processo de amamentação

Para um bom desempenho da amamentação é muito importante a autoconfiança da mãe durante todo o processo.

 

Sentimentos como insegurança e medos em relação ao bebê e sua capacidade de cuidar dele, bem como de alimentá-lo, são recorrentes.

 

Um processo desafiador como o de amamentação, em meio a tantos sentimentos de incapacidade, pode ser deixado de lado, principalmente, pelas complexidades que o envolvem, embora seja natural.

 

Uma das grandes dúvidas da mãe refere-se à quantidade de leite materno que o seu bebê ingere, se é adequada e suficiente. Isso, aliado aos desconfortos que o bebê tem, advindos de outros fatores que não fome, faz com que em seu meio a mãe escute frases feitas e comuns como: ‘seu leite é fraco e não sustenta o seu bebê’.

 

Para uma mãe privada de sono, em extrema doação, abdicação de si para o seu bebê em tempo integral, ouvir frases como essa que afastam completamente a possibilidade de ser apoiada, faz com que o “aleitar” seja ainda mais pesado e difícil.

 

Uma mãe que acredita nestas colocações tão improdutivas se convence de que está causando um malefício para o seu filho e deixando-o com fome. Ela deixa de amamentá-lo por amor e por não desejar prejudicá-lo. Um verdadeiro contrassenso externo, cheio de equívocos.

 

Exatamente por isso uma rede de apoio que empondere essa mãe e seja informada e disposta a acompanhar e auxiliar nos momentos difíceis em que essa mãe precisa descansar faz toda diferença!

 

É muito importante a conscientização de que o leite existe sempre em quantidade adequada e que o processo em si de aleitamento materno requer técnicas e manejo, mas também um olhar para a mãe e o bebê.

 

Impossível falar de amamentação sem olhar profundamente essa díade.

 

Grande parte das mulheres acredita que não tem leite suficiente para suprir as necessidades do seu bebê. Por isso, acolher e despertar confiança na mãe é primordial para uma amamentação bem-sucedida.

 

Quando a mãe se apropria e entende o processo de amamentação e o conduz com mais informação e clareza, ela tem mais segurança para ensinar o seu bebê, garantindo os benefícios desse “elemento de ouro” que é o leite materno.

 

Por mais fragilizada que uma mãe esteja, quando apoiada, ela renasce e amamenta o seu filho.

 

Acredite e Amamente!

 

Como foi a sua experiência de amamentação, conte-nos pelas redes sociais @somosmaesdeprimeiraviagem e @amamaenasceuassessoria

Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!