De quem?
De quem gestou? De quem chegou?
Amamentar supera tudo e mais um pouco. Isso porque amamentar é bom para a mãe, para o bebê e para toda a sociedade.
Tão bom é o ato de amamentar que ele é social. Socialmente defendido, reprimido, imposto, discutido, enfim…
Amamentar é tão mais que tudo, que gera discussões. Mas, o que não se discute são seus inúmeros benefícios.
Para o bebê temos todos os aspectos de defesa imunológica, nutrientes necessários, proteção contra doenças respiratórias, gastrointestinais e anemias. Temos ainda, o desenvolvimento da musculatura facial preparando para mastigação e fala, proporciona uma nutrição superior e um excelente crescimento do bebê. Entre outros e outros benefícios.
Para a mãe, sabemos que facilita com o manuseio porque vai direto para a boquinha do bebê, o que também evita contaminação. Diminui o sangramento após o parto e também o risco de anemia. Previne o câncer de mama, de ovário e de útero, entre outros.
A construção do vínculo afetivo iniciado no útero materno pela díade mãe/bebê consolida-se através da amamentação além claro, de proporcionar à mãe o seu empoderamento frente a uma sociedade que por anos a fio a fez acreditar que ‘seu leite era fraco’ e que, portanto, a mamadeira era a melhor opção de alimentação para o seu bebê.
Ou seja, inegável que com todos esses benefícios não haja também os reflexos benéficos para a sociedade que agora tenta corrigir anos de informações errôneas.
Fato é que amamentar é um processo que deve ser aprendido pela mãe para então conduzir o seu bebê e assim, ambos se beneficiarem dele, gerando reflexos sociais.
Se devemos ou não amamentar, se é politicamente correto ou não, isso nem deve ser discutido. O que devemos fazer é informar sobre os benefícios e como funciona esse processo natural, mas complexo.
Isso sim é importante para toda a sociedade, assim como, respeitar todas e quaisquer decisões.
Mas, inegável é que o Leite Materno é um alimento completo e de Ouro.
Queremos saber sobre a sua experiência de amamentar. Conte-nos pelas nossas redes sociais @amamaenasceuassessoria e @somosmaesdeprimeiraviagem