Você sabe o que é ácido fólico?

Sabe aquela expressão que diz que uma grávida come por dois? Então, por causa disso, ela tem que não só comer por dois, mas manter uma alimentação saudável e adequada para o bebê nascer com muita saúde. Além disso, os alimentos garantem o bem-estar da mamãe também.

 

E tem um componente que é de extrema importância e que temos que ingerir durante a gestação: o ácido fólico, vitamina importantíssima para a grávida e o bebê que está se desenvolvendo em sua barriguinha. Ele está presente em alimentos como espinafre, aspargo, brócolis, vegetais, fígado, frutas cítricas e gema do ovo. O ácido fólico tem o poder de prevenir doenças no coração do bebê, do trato urinários, fissura e labiopaltina. Já para as mamães, ele traz uma série de benefícios que previnem o câncer e a anemia.

 

A má alimentação afeta diretamente a saúde do bebê, e a falta do ácido fólico pode acarretar na má formação do tubo neural do pequeno. O tubo neural é o sistema nervoso primitivo do feto, e ele começa a se formar logo no primeiro mês de gestação. É responsável pela formação do cérebro e da medula espinhal do bebê.

 

Por isso, o consumo de alimentos com ácido fólico é tão importante, sem ele o tubo neural pode não se fechar completamente. E isso pode ocasionar em anencefalia, quando bebê nasce sem o cérebro, ou com apenas parte dele, levando o bebê a falecer pouco depois do seu nascimento, ou a espinha bífida que é a exposição da medula espinhal e pode deixar uma série de sequelas de diferentes níveis.

 

Estudos apontam que o consumo de ácido fólico três meses antes da mulher engravidar e três meses depois da fecundação garante a saúde do pequeno e menor incidência de deficiência no tubo neural.

 

Se você já tem semanas de gestação, não adianta consumir o ácido fólico com a intenção de prevenir a má-formação do tubo neural, pois nesses casos ele já está formado. Porém a ingestão de alimentos com ácido fólico não pode parar.

 

Devido ao cozimento dos alimentos, o ácido fólico pode perder a ação da vitamina. Por isso, é recomendado que você procure o seu médico e peça uma suplementação para suprir com essa necessidade.

 

A quantidade de ácido fólico que deve ser consumida pelas gestantes é de 0,4 miligramas por dia. Se você está grávida pela segunda vez e o seu primeiro filho teve algum problema relacionado ao tubo neural, é indicado consumir uma dose extra dessa vitamina.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!