Varizes na gravidez: como evitar?

Quando descobrimos que estamos grávidas nossas preocupações voltam-se todas para aquela vidinha que estamos gerando, certo? E, muitas vezes, acabamos esquecendo de ter cuidados importante com nós mesmas. Isso é normal, já que a mulher passa por toda uma transformação hormonal e emocional e precisa aprender a lidar com tudo isso de uma vez.  

 

Lógico que não devemos deixar de se preocupar com a saúde do bebê nunca, porém, nós também não podemos ficar em segundo plano. A gravidez traz uma série de mudanças no nosso organismo, como intestino preguiçoso, estrias, inchaço, alterações hormonais, ganho de peso e até dores no corpo. 

 

Há também as alterações em nossa circulação que pode trazer como consequência o surgimento das varizes. “Com o aumento progressivo do volume do útero no decorrer da gestação, ocorre uma compressão das veias ilíacas, que levam o sangue de volta para o coração”, explica a Dra. Priscila Nahas, médica pós-graduada em cirurgia vascular.

 

O ganho de peso e fatores genéticos são dois dos principais motivos que influenciam no aparecimento das varizes. Segundo Priscila, a gestante precisa passar por um procedimento de dilatação dessas veias: “Nesses casos, orienta-se que a paciente faça o tratamento com elasto-compressão, ou seja, a meia elástica com compressão graduada”, complementa. 

 

O aparecimento das varizes não só deixa as mulheres incomodadas pelo fator estético, como essa dilatação pode causar sensação de peso nas pernas e até coceira na região onde a veia está dilatada. De acordo com o cirurgião vascular Marcelo Monteiro, as varizes podem alterar e muito a saúde da sua pele: “Nos casos mais avançados, podem ocorrer modificações na coloração e qualidade da pele, podendo levar à formação de feridas crônicas, as chamadas úlceras venosas”.

 

Esse problema não tem cura, porém, tem como mantê-lo sobre controle. Aliás, o seu cotidiano e saúde influenciam e muito no tratamento das varizes: “Os pacientes precisam entender que se trata de uma doença crônica e recidivante, não sendo possível sua cura, mas que deve ser mantida sob controle. Hábitos saudáveis de vida com certeza interferem na velocidade com que a doença vai progredir.” afirma Dr. Marcelo. 

 

O hábito de uma vida mais saudável precisa ser adotado ou mantido, isso é essencial para a prevenção: “Para diminuir essa velocidade do aparecimento dos vasos, a recomendação é aquele que concerne à adoção e continuidade de hábitos de vida mais saudáveis. A atividade física regular, dedicada, ou seja, com o uso de calçados e roupas adequadas. A alimentação mais saudável, com menos sódio, com menos açúcares e gorduras, levando a uma menor retenção de volume. Essas medidas geralmente levam a um melhor controle do peso, o que acaba por contribuir para um melhor funcionamento do sistema venoso”, ressalta o cirurgião vascular. 

 

De acordo com o médico, o fator que mais interfere na piora da doença venosa é a gestação: “ainda mais quando a paciente ‘emenda’ uma gravidez sobre a outra, dando pouco tempo para seu organismo recobrar a situação inicial”, finaliza.

 

Pra turbinar a sua prevenção, faça caminhadas, natação e mantenha uma dieta saudável rica em fibras, evite o excesso de sódio e beba bastante água. Tudo isso vai te ajudar a se proteger desse incômodo. 

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!