Saúde bucal na gravidez

A gravidez é um dos momentos mais esperados da vida da maioria das mulheres. Mas, o que nem todo mundo sabe é que durante a gestação os cuidados com a higiene bucal são fundamentais.

 

É importante que a gestante faça o pré-natal odontológico, assim é possível evitar ou até mesmo tratar possíveis problemas. “O correto é procurar um profissional logo no começo da gravidez para receber as orientações, por exemplo, quais os tipos de alimentos que devem ser evitados para que a gestante tenha a saúde bucal em dia”, afirma Érika Vassolér, dentista e consultora de higiene bucal da Condor. 

 

Um estudo realizado pela Unicamp com 334 gestantes de baixa renda revelou que 47% das mulheres tinham doenças periodontais. Entre os principais problemas que ocorrem nesta fase estão às doenças relacionadas à gengiva, como é o caso da gengivite.

 

Problemas como este ocorrem porque a alteração dos hormônios na gravidez faz com que as fibras da gengiva sofram mudanças facilitando o acesso de bactérias e causando problemas na gengiva. O principal sintoma da doença é o sangramento intenso e espontâneo durante a escovação.

 

Segundo Érika Vassoler, existem evidências que relacionam as enfermidades gengivais das gestantes ao baixo peso dos bebês e ao parto prematuro.

 

Ainda segundo a consultora, manter os dentes sempre limpos, especialmente na região do colo dentário, área em que a gengiva e os dentes se encontram, pode reduzir de forma significativa ou até mesmo evitar a gengivite durante a gravidez.

 

Confira os principais mitos e verdades sobre a higiene bucal na gravidez:

 

• A mulher perde cálcio durante a gestação. MITO! 
O cálcio necessário para a formação dos dentes do bebê provém da alimentação da gestante, os seus dentes não participam do processo de captação e nem sofrem qualquer dano.

 

• A gestação traz consigo cárie e perda de dentes. MITO!
A cárie e a consequente perda de dentes são provocadas pela alimentação desregulada, rica em carboidratos e falta de higiene bucal. Sendo assim, mulheres gestantes ou não gestantes podem ser acometidas de cárie caso não haja uma correta higienização.

 

• É proibido o uso de anestésico em gestantes. MITO! 
O uso de anestesia nas gestantes é permitido, desde que a substância anestésica usada não contenha vasoconstritores, por isso o cirurgião-dentista deve ser informado para que possa tomar esse cuidado.

 

• A gestante não pode fazer raio-X. VERDADE! 
Os exames radiográficos devem ser feitos com uso de avental de proteção em qualquer paciente, porém devem ser evitados no primeiro trimestre de gestação, e só devem ser realizados apenas em situações de extrema necessidade.

 

• A periodontite (processo inflamatório de todos os tecidos localizados ao redor dos dentes e que também são responsáveis pela sua fiação) pode causar parto prematuro. VERDADE! 
Os microorganismos presentes na placa bacteriana percorrem a corrente sanguínea e estimulam a produção da prostaglandina, que é substância hormonal, provocando contrações do útero e acelerando o trabalho de parto.

 

Texto: Porta-Voz Comunicação Estratégica

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!