Funções dos nutrientes

Que a gravidinha tem que se preocupar em manter uma alimentação saudável durante a gestação, isso todo mundo já sabe. Mas nós precisamos entender também como que cada nutriente afeta o organismo do bebê que ainda está na sua barriguinha.

 

Há grupos alimentares que são importantíssimos para o bom desenvolvimento do feto, como o carboidrato, que é essencial para o bom desenvolvimento do cérebro do pequeno e do funcionamento de seu metabolismo, além de ser uma importante fonte de energia. Você encontra esse nutriente nas batatas, inhame, mandioca, abóbora, milho e cereais.

 

As proteínas auxiliam no crescimento e formação do feto, além de ser essencial para o desenvolvimento dos tecidos do pequeno e da própria placenta. Vegetais folhosos escuros, gergelim, chia, quinoa, carne e leguminosas tem forte concentração desse nutriente.

 

As gorduras também têm uma função importante em nosso organismo, isso quando não consumida em grandes quantidades. Gorduras boas para o corpo podem ser encontrada em azeites extravirgem e no óleo de coco.

 

Alimentos com concentração de ferro são importantíssimos, como carnes vermelhas, leguminosas e vegetais verde-escuros. Além disso, o ferro evita a anemia materna e ajuda na formação das células sanguíneas do bebê.

 

O ácido fólico deve ser consumido antes mesmo de a mulher engravidar, para auxiliar na preparação do corpo para a gestação. Quando grávida, ele pode continuar sendo consumido para ajudar no desenvolvimento do sistema nervoso do feto. Ele pode ser encontrado em leguminosas, frutas cítricas, alimentos integrais e verduras cor verde-escura.

 

O período da gravidez é uma fase de muitas adaptações, principalmente no organismo da mamãe. E as fibras podem trazer uma série de benefícios positivos para a saúde da gestante, inclusive ajudar no bom funcionamento da digestão de alimentos, já que seu corpo passa a funcionar no modo mais lento.

 

O cálcio também deve ser incluído na sua dieta, mamãe. Ele auxilia na formação dos ossos do bebê de maneira mais saudável, e deve ser consumido pelo menos em quatro porções por dia. Peixes, leite e vegetais têm um nível alto de concentração desse nutriente.

 

Vale ressaltar a importância do consumo de água diariamente, principalmente nessa fase onde o corpo da mulher passa por modificações e uma vidinha está se formando em sua barriga. Os líquidos ajudam na liberação de toxinas e facilita o processo metabólico, além da hidratação. Você também pode consumir chás que proporcionam sensações relaxantes.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!