Sapinho durante a amamentação?

Amamentar é natural, mas é um processo. Um processo de aprendizagem entre mãe e filho. Um processo para toda a família que inserida em um novo contexto, começa a entender como tudo funciona para então colocar em prática.

 

No decorrer do processo de amamentação muitas questões podem atrapalhar e dificultar.

 

Decidimos escrever um pouco sobre a Candidíase Mamária ou Monilíase para que as mamães tenham informações sobre e procurem um especialista quando perceberem a necessidade.

 

Conhecida também como “sapinho”, trata-se de uma doença infecciosa, causada por um fungo chamado Candida Albicans, comum no aparelho digestivo e urinário das pessoas, mas que não provoca enfermidades frequentes. Porém, em algumas situações pode proliferar, causando infecções, inclusive nas mamas, criando dificuldades para a amamentação.

 

Os sintomas mais comuns são:

 

– Dor na mama que piora ao amamentar;

 

– Pele rosada na aréola e no mamilo;

 

– Pele brilhante;

 

– Coceira;

 

– Queimação;

 

– Agulhadas;

 

– Dor aguda durante ou após as mamadas;

 

– Casos mais graves podem surgir bolhas com secreção.

 

O diagnóstico é clínico e o tratamento deve ser feito para mãe e bebê ao mesmo tempo. Uma vez medicados, a amamentação pode ocorrer naturalmente.

 

Uma conduta médica bem-feita, auxiliando a mãe no tratamento adequado, será um fator determinante para permanência da amamentação tão importante para o bebê e para a mãe.

 

Procurar informações sobre o processo de amamentação faz toda diferença na condução deste, pois quando surgirem as dúvidas, você saberá conduzir e não necessitará suspender a Amamentação.

 

Interaja conosco pelas redes sociais e nos conte suas experiências. @amamaenasceuassessoria e @somosmaesdeprimeiraviagem.

Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!