Quando o refluxo se torna um problema?

O refluxo é um problema comum entre os bebês e as mamães conhecem bem esse incômodo. Entretanto, poucos pais conhecem os problemas que podem ser causados pelo refluxo.

 

Cerca de 40% dos bebês apresentam essa condição em seus primeiros meses de vida. A boa notícia é que são poucos os casos que evoluem para algo mais sério e costuma melhorar de acordo com o desenvolvimento do aparelho digestivo do bebê ao longo do tempo.

 

O refluxo acontece devido ao enfraquecimento ou mal funcionamento de uma válvula que conecta o estômago ao esôfago chamada esfíncter, isso permite que o suco gástrico e alimentos voltem do estômago à boca.  Como explica a pediatra Maria Júlia Carvalho: “Qualquer pressão maior na barriga, o conteúdo do estômago pode ‘voltar’, causando a regurgitação”.

 

 Mas como posso identificar que o refluxo virou um problema mais grave?

 

Como dito acima, o refluxo por si só não é um problema grave, é algo natural do desenvolvimento da criança. “Porém, caso a criança apresente outros sintomas junto aos refluxos, pode ser um caso de doença do refluxo gastroesofágico, em que há comprometimento da saúde da criança”, explica  Maria Júlia.

 

A pediatra lista alguns sintomas que podem indicar que algo não está correto:

 

– Dificuldade de ganho de peso;
– Irritabilidade ou agitação durante ou após a mamada, às vezes curvando-se para trás;
– Choro intenso após mamar e recusa do leite;
– Vômitos em grande quantidade com muita frequência;
Tosse crônica, infecções respiratórias recorrentes e otites de repetição.

Se o seu bebê apresentar todos esses sinais ou alguns deles, procure um pediatra. Ele poderá diagnosticar corretamente o problema e indicar o melhor tipo de tratamento.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!