Qual é o momento certo para a criança desmamar?

No período de amamentação, o bebê recebe todos os nutrientes necessários para a sua saúde através do leite materno. Até os seis meses o aleitamento é exclusivo, depois entra a alimentação complementar. 

 

Muitas mães preferem escolher o momento de interromper a amamentação, outras deixam que o bebê escolha. Muitos especialistas recomendam que o desmame seja feito por parte da criança, já que só ela sabe se está pronta ou não para desbravar um mundo apenas com outros alimentos.

 

Quando é a mãe que resolve não amamentar mais, o tempo de desapego da criança pode demorar muito mais do que o esperado. A amamentação é importante para que a mãe e filho criem um vínculo forte, além, é claro, de compartilhar amor, carinho e segurança um para o outro.

 

O desmame pode ser um momento muito doloroso ou libertador para a mãe e o bebê. É importante achar uma forma de confortar a criança depois dessa fase, já que não existe mais a amamentação.

 

O ideal é que você observe o comportamento do seu filho antes do desmame, veja se ele está pronto para ficar apenas nos outros alimentos. Nunca pare de amamentar a criança repentinamente, isso pode gerar uma experiência traumática para o pequeno. O correto é aos poucos ir incentivando o bebê a comer outros alimentos e mostrar que há algo interessante neles.

 

Sinais como a falta de interesse da criança em mamar no peito pode indicar que o pequeno está preparado. Nesse momento você pode diminuir o número de vezes que o amamenta por dia, por exemplo, no lugar do leite dê outro alimento para ele e observe como se comporta.

 

A criança durante toda a sua infância passa por fases de adaptação, por isso, cabe a você fazer dessas experiências momentos bons. Cuidando sempre do seu bem-estar e do pequeno, para que ambos se sintam seguros e confiantes quanto a novos desafios nessa jornada.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!