Obesidade Infantil: uma nova preocupação

A obesidade infantil é um dos problemas mais graves dos últimos anos. Resultado esse causado pela má alimentação, consumo excessivo de alimentos industrializados, fast foods e guloseimas. O crescimento do número de crianças obesas até 2025 é absurdo: cerca de 75 milhões em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Recentemente foram feitos estudos sobre a aprendizagem da criança que sofre de obesidade e foi constatado que esse quadro pode interferir diretamente no desenvolvimento cognitivo.

 

O estudo foi feito da seguinte forma: as crianças obesas passaram por uma série de avaliações de leitura, escrita e testes. As atividades propostas eram separação de sílabas, identificação de símbolos, rimas de palavras, nomeação de cores, desenhos e letras, ligação de letras e números, memorização auditiva e visual.

 

Durante o estudo os especialistas identificaram uma dificuldade por parte das crianças obesas em utilizar rotas fonológicas, ou seja, dificuldade na leitura. Além disso, as crianças apresentaram uma dificuldade maior em relação a flexibilidade, ou seja, elas não conseguiram se adaptar a mudanças na leitura, por exemplo. Não conseguiram ler as palavras que não conheciam e nem ler as palavras e pronunciá-las mesmo que de forma errada.

 

As pesquisas em relação a capacidade cognitiva das crianças que sofrem de obesidade ainda são muito vagas. E o que os especialistas sempre recomendam é manter uma alimentação adequada para que a criança tenha uma vida saudável. Lembrando sempre que a família inteira tem que participar dessa mudança de cardápio, pois o seu filho precisa entender que a forma que ele se alimenta é a correta e não um castigo.

 

Para os pais: é importante sempre estimulá-lo o seu filho a realizar atividades físicas, seja jogar bola com os amigos até um esporte que ele vai fazer de maneira mais séria. Com uma alimentação adequada e a realização de atividades físicas o futuro saudável do seu filho está garantido.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!