Quais são as alergias mais comuns nas crianças?

As alergias que afetam as crianças geralmente são difíceis de serem identificadas e costumam causar uma série de transtornos. As alergias mais comuns na infância são as respiratórias, de contato, alimentar, ocular, picadas de inseto e choque anafilático.

 

· Alergias respiratórias

 

Alergias respiratórias são as mais comuns, elas costumam se manifestar em quadros de rinite ou asma. A rinite causa coceira, espirros, obstrução nasal e coriza. Já a asma é atribuída a ambientes fechados e pouco ensolarados, o que é muito propício para a proliferação de ácaros, insetos e epitélios de animais domésticos. Seus principais sintomas são falta de ar, chiados no peito e tosse.

 

· Alergias de contato

 

Ocasionada pela exposição a algum componente que causa irritação, a alergia de contato é bem comum em crianças. As dermatites ou eczemas causam vermelhidões, descamação e coceira, que podem causar ferimentos por causa das escoriações e ocasionar um quadro infeccioso. A urticária tem como principais sintomas a coceira intensa, placas vermelhas no corpo, e em alguns casos, inchaços localizados na pele.

 

· Alergias alimentares

 

As alergias alimentares costumam se manifestar de diversas formas, através de vômitos, diarreia e má absorção intestinal. Geralmente ela é causada por reação a algum tipo de alimento. As crianças são sensíveis a alimentos, como leite, ovo, trigo, amendoim, peixe e soja. Depois de ser diagnosticado, o médico recomenda que o paciente não coma mais aquele alimento que causou a reação. Em alguns casos essa alergia permanece pela vida toda, já em outros é temporária.

 

· Alergia ocular

 

Caracterizada pela vermelhidão, coceira e lacrimejamento dos olhos. Se não tratada de modo adequado pode comprometer a visão. A alergia ocular é um problema comum em pessoas que já apresentam um quadro alérgico como rinite.

 

· Picadas de insetos

 

As picadas de insetos, como abelhas, vespas, formigas e borrachudos, também causam alergias. Para identificar se o seu filho tem alergia é só observar se ele tem uma reação exagerada logo após sofrer o ataque. Placas avermelhadas na pele, coceira e até lesões podem demonstrar um quadro alérgico.

 

· Choque anafilático

 

O quadro anafilático é um dos tipos mais graves de alergia, que pode ser causada por picadas de insetos, medicamentos ou por alimentos. A reação ao elemento pelo qual foi exposto é extremamente intensa e compromete a pele, sistema respiratório e cardiovascular. Se não tratada com rapidez pode levar o paciente a morte. Nesse quadro é essencial procurar socorro médico.

 

Em qualquer um desses quadros é importante que você, mamãe, leve o seu pequeno para fazer os exames adequados que podem constatar a alergia. Nada de fazer o diagnóstico em casa.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,956FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!