Problemas auditivos na infância

No Brasil, cerca de 3 em cada mil crianças possuem algum problema auditivo, isso é um fato muito comum em países subdesenvolvidos. O importante é que os pais identifiquem a doença ainda nos primeiros meses de vida do bebê, assim, é possível evitar que a criança tenha dificuldades na fala, alfabetização e socialização. 

 

A surdez pode ser adquirida em qualquer momento da vida. Em crianças, elas podem apresentar esse quadro logo após o nascimento ou desenvolvê-lo ao longos dos anos. Isso nada tem a ver com hereditariedade ou qualquer outro risco aparente. 

 

Se a deficiência é diagnosticada precocemente é possível evitar que a criança corra o risco de ficar muda. Pois, as crianças aprendem a falar ouvindo, e se houver qualquer alteração em sua audição o seu processo de fala pode ser prejudicado. 

 

O exame recomendado é o teste da orelhinha, que pode identificar possíveis alterações na audição do pequeno. Bebês que permanecem na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) também precisam fazer o exame, já que ficam constantemente expostos ao barulho do ambiente e equipamentos da sala. 

 

Outro ponto que os pais devem prestar muita atenção é quando o bebê passa por um quadro de otite. No caso das infecções acontecerem repetidas vezes, cuidado, ela pode, sim, afetar a saúde auditiva da criança.

 

Exposição constante à poluição sonora por tempos muitos longos também podem acarretar um quadro de deficiência auditiva. E esse problema pode aparecer em pouco tempo ou levar anos para se manifestar. Por isso, preste atenção nos ambientes em que você costuma levar o seu filho. 

 

Evite deixá-lo em ambientes onde há barulhos, como música alta, bombinhas de festa junina, fogos de artifício ou qualquer som que possa causar traumas em sua audição. 

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!