Se o seu filho está na fase das primeiras tentativas de engatinhar, você deve estar muito orgulhosa e ansiosa. É um dos momentos mais importantes e fofos que a criança passa, mas, ao mesmo tempo, isso deixa os pais muito aflitos quanto a quedas e machucados que o pequeno pode ter nessas tentativas.
Engatinhar é muito importante para o bebê, isso ajuda ele a fortalecer sua musculatura ainda muito imatura. Aos poucos ele vai aprendendo a se equilibrar e a usar os joelhinhos para ir para frente e para trás. E todo esse processo ajuda a criança a dar os primeiros passinhos.
Quando o bebê começa ficar sentadinho sozinho, ele passa a desenvolver a partir daí a necessidade de se locomover por mais lugares. E nessa fase já tem um controle melhor da cabeça e pescoço, e os braços, pernas e músculo das costas o ajudam a se equilibrar e impedir que ele caia no chão.
A maioria dos bebês começam a engatinhar entre os 6 e 10 meses, mas algumas crianças demoram mais e costumar rolar ou se arrastar. Mas, qualquer movimento é válido, o importante é sair do lugar.
Outro ponto que você deve se atentar é aos objetos dentro de casa. Com toda essa nova descoberta do pequeno, ele vai passar a se apoiar em tudo para ter um impulso, por isso, garanta a segurança dele e tire tudo que possa oferecer perigo.
Nessa fase é importante que você o incentive ao máximo para ele aprender a andar mais rápido. Coloque brinquedos fora do alcance, para que a criança se esforce para alcançar esses objetos. Todo o esforço deverá ser dela, nada de usar andadores e outros artigos que possam tornar o bebê mais preguiçoso.
Fique atenta ao desenvolvimento do seu bebê, caso ele tenha um ano e ainda não demonstrou nenhum tipo de interesse em se locomover, consulte o seu pediatra. Lembre-se que bebês prematuros costumam levar mais tempo para se desenvolver em alguns aspectos.