Porque fica mais difícil cuidar de si mesma depois da maternidade?

Com a maternidade, é comum a mulher passar a se deixar mais de lado e ter dificuldade em olhar para si e para suas próprias necessidades.

Isso acontece por diversos fatores. Um deles é a sobrecarga física e mental que essa mulher passa a ter após o nascimento dos filhos. Recai sobre ela, muitas vezes, a responsabilidade de gerir toda a rotina da casa e dos cuidados com as crianças. Com isso, não consegue encontrar tempo e disposição para se cuidar e fazer as coisas que eram importantes para ela antes de se tornar mãe.

Outro fator que contribui para que a mulher tenha dificuldade em olhar para si como mulher e não apenas mãe, é a crença de que a maternidade é algo natural da mulher e por isso está vinculada a identidade feminina.

Apesar de essa visão estar sofrendo modificações ao longo dos anos, ainda existe uma pressão social para a mulher mãe viver em função apenas dessa maternidade, sem espaço para outras atividades que não envolvam os filhos.

Essa pressão faz com que a mulher se sinta culpada quando escolhe cuidar de si mesma, o que leva a alterações emocionais como baixa autoestima, aumento dos níveis de estresse e ansiedade, sintomas depressivos, podendo até mesmo chegar ao desenvolvimento de adoecimentos e transtornos mentais.

A maternidade corresponde a apenas um dos aspectos da identidade feminina. Essa mulher também é filha, irmã, amiga, esposa, profissional e tudo o mais que quiser ser. Todos esses papeis fazem parte de quem ela é, e são fundamentais para a sua saúde mental.

É importante que a mulher resgate aquilo que era importante para si antes da maternidade. Algumas coisas não farão mais sentido, e tudo bem. Mas outras ainda podem ter espaço nessa nova etapa de vida, e resgatá-las pode trazer benefícios não só para a saúde da mulher, mas também para o relacionamento com os filhos. A melhor mãe para a criança é a mãe que está feliz e satisfeita com todas as áreas da sua vida.

Como resgatar a autoestima na maternidade

A autoestima vai além da preocupação com a própria imagem ou com o corpo. Em sua definição, autoestima é o sentimento de satisfação e contentamento experimentado pelas pessoas que se sentem seguras com seu modo de ser e agir.

Cuidar de si não é egoísmo, é uma necessidade.

Algumas dicas para resgatar a autoestima:

– Praticar o autocuidado, reservando alguns minutos do dia para fazer coisas simples, mas que geram bem estar (um banho relaxante, uma atividade física, uma automassagem, uma meditação, respiração consciente);

– Separar momentos que sejam somente seus. Sair com amigas, ir ao cinema, tomar um café num lugar que goste. Para isso, conte com a ajuda da rede de apoio.

– Ser mais paciente e acolhedora com seu progresso. Utilize a autocompaixão ao invés da autocrítica nos momentos mais difíceis e desafiadores.

– Evite a comparação com outras mulheres vivendo a maternidade. Cada uma está em um momento diferente e passando por situações únicas.

– Experimente coisas novas. O estilo muda com a maternidade, muitas coisas que gostava antes passam a não fazer sentido nessa nova versão. Então busque testar coisas diferentes e veja com o que mais se identifica.

Thacila Carneiro Bianco
Thacila Carneiro Bianco Psicóloga Clínica e Perinatal/Obstétrica - CRP 06/98539 Graduação em Psicologia pela Universidade Guarulhos (2009) Aprimoramento em Psicologia da Maternidade pelo Hospital São Luiz Itaim (2012) Pós-graduada em Psicopatologia e Dependência Química pela UniSãoPaulo (2020) Curso de Aprofundamento em Atenção Psicológica na Perinatalidade, Instituto Mater Online (2020) Curso de Aprofundamento em Luto Pós-Parto, Escola de Profissionais da Parentalidade (2020) Curso de Aprofundamento em Tecelagem do Vínculo - da gestação aos dois anos. Maria Tereza Maldonado (2020) Curso de Aprofundamento em Depressão na Gestação e Pós-Parto, Cuidando de Mamães (2022) Curso de Aprofundamento em Psicopatologias na Gestação e Puerpério, Cuidando de Mamães (2022) Curso de Capacitação em Saúde Mental Perinatal, Cuidando de Mamães (2022) Orientação teórica em Terapia Cognitivo Comportamental Realiza psicoterapia para mulheres, acompanhamento psicológico para mulheres que querem engravidar, acompanhamento psicológico e de Pré-Natal Psicológico para gestantes, acompanhamento psicológico para puérperas, acompanhamento psicológico em casos de Luto Perinatal.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!