Plano de parto tem o objetivo de garantir o atendimento humanizado às gestantes

Por meio do Plano Individual do Parto, a mulher pode manifestar a vontade de utilizar a medicação ocitocina, que acelera as contrações e o trabalho de parto, além de discutir sobre a episiotomia e quais as condições para ser realizada, receber informações sobre a analgesia e qual posição que ela gostaria de realizar o parto, etc. Trata-se de uma oportunidade única para expor todos os seus anseios e medos com o objetivo de ficar tranquila com relação ao processo de gestação e parto. 

 

Muitos médicos ainda são resistentes ao uso do formulário por acreditarem que é uma intervenção fora do atendimento obstétrico. Mas é importante esclarecer que o Programa de Humanização do Parto não se trata de uma imposição de conduta e sim, uma forma de garantir o diálogo claro e objetivo entre a gestante e seu obstetra para que ela esclareça suas dúvidas e tenha suas vontades respeitadas, além de desmistificar a dor e o medo normal nesta fase.

 

A coleta das informações deve ser realizada pela equipe de saúde durante o pré-natal. Este documento deverá ficar em poder da gestante, que deverá apresentá-lo no momento de sua internação. 

Dr. Alberto Guimarães

Dr. Alberto Guimarães é ginecologista, obstetra e idealizador do projeto “Parto sem Medo”.

Formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis e mestre pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), atualmente exerce o cargo de gerente médico para humanização do parto e nascimento do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, CEJAM, em maternidades municipais de São Paulo para o Programa Parto Seguro à Mãe Paulistana. www.partosemmedo.com.br 

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!