PEC pode permitir licença-maternidade compartilhada

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) apresentou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para que o prazo total da licença-maternidade possa ser compartilhado entre os pais da criança. 

 

A PEC 16/2017, que está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), determina que haja um acordo entre a mãe e o pai para dividir o período de licença após o nascimento ou adoção do filho. A ideia da senadora é adequar a lei às reais necessidades da família. 

De acordo com a senadora Vanessa, no texto de justificativa, em países europeus, como Noruega, Suécia e Finlândia, a licença-maternidade compartilhada já é uma realidade: “A tarefa de cuidar do filho não é exclusiva da mãe, é do pai também. Porque a única tarefa que a mulher tem que fazer sozinha, que não pode compartilhar com o homem, é a amamentação. Mas os demais cuidados podem ser perfeitamente compartilhados com o pai. É um compartilhamento de todos os deveres, de todos os afazeres”.

 

O advogado e colunista da Somos Mães de Primeira Viagem, Roberto Fabricio, não vê a PEC como uma solução: “O Projeto de Emenda Constitucional não me parece ser a solução jurídica adequada, uma vez que já existe Lei regulando o prazo de licença-paternidade – no caso, a Lei 13.257. Melhor seria alterar esta lei, permitindo que o período em questão seja mudado ou que ele possa ser adotado também por empresas não inscritas no Programa Empresa Cidadã. Em suma, acho que a PEC não deverá ser aprovada, já que deveria ser proposto um novo projeto de lei para esta alteração da licença-paternidade – que aliás é mais do que bem-vinda – ao invés de uma tentativa de alterar a constituição.”

Hoje, de acordo com a Lei brasileira, a mãe tem direito a 120 dias de licença e o pai apenas cinco. Vale lembrar que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a amamentação seja exclusiva até os seis meses do bebê, o que pode acabar sendo prejudicado caso a emenda seja aprovada. 

 

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!