O que a gestante pode fazer?

Sabe aquela famosa frase: “Gravidez não é doença!”. Então, essa é uma das coisas mais verdadeiras que uma gestante pode escutar. Mesmo com algumas restrições quanto a alimentação, cuidados com a aparência e esforço físico, a gestante pode e deve continuar com alguns hábitos na sua rotina. Claro que conforme o avanço da gravidez a mulher vai restringindo uma série de coisas e isso é normal. 

 
Vamos, então, desmitificar alguns mitos sobre o que uma gestante pode fazer durante essa fase. 
 
  • A mulher pode, sim, se depilar durante a gestação. Você pode usar cera e lâmina para fazer isso, já que nenhum dos dois produtos oferecem risco ao bebê. Mas, é comum sentir mais dor ao se depilar com cera, já que a mulher se encontra em um estado em que seu corpo está mais sensível.

 

  • Há quem pense que a gestante não pode praticar nenhum tipo de esforço físico e isso está errado. A gravidez não impede a mulher de praticar atividade física, na verdade, esse hábito faz muito bem a saúde. O cuidado deve ser com exercícios muito intensos e com carga alta, além do quê o ideal é sempre ter o aval do seu obstetra.

 

  • O sexo na gravidez é quase um tabu, porém, os médicos contrariam esse argumento. O sexo é, sim, permitido e faz muito bem ao casal, além de não afetar o bebê.

 

  • Não há problema nenhum em a mulher dormir de bruços, mas é claro que depois dos 4 meses de gestação essa posição pode se tornar muito desconfortável devido ao aumento da barriguinha. Após esse período, o ideal é que a gestante durma de lado, virada para o lado esquerdo e com um travesseiro entre as perna.

 

  • Praias e piscinas estão liberadas para a gravidinha. O único cuidado que precisa ser tomado é quanto a ficar em lugares com ondas muito intensas, o que pode causar um desequilíbrio. Outro ponto importante a ressaltar é quanto ao uso do protetor solar, não se esqueça de passá-lo sempre que sair de casa e em dias que resolver ficar na piscina ou no mar. Fora isso, um dia dentro da água promete te deixar relaxada e aliviar o peso da barriga na coluna.

 

  • Viajar de avião grávida é permitido, mas até um certo estágio. A partir das 36ª semana de gravidez a mulher não pode viajar, a menos que esteja com seu médico no mesmo vôo. Antes disso e em casos de gestação com baixo risco, a mulher pode viajar tranquilamente. Lembrando que em viagens muitos longas é bom tomar cuidado com a hidratação e o uso de meia-calça elástica. Além disso, você precisa se levantar a cada uma hora para melhorar a circulação.

 

  • Quanto a coloração do cabelo, a gestante pode usar a partir da 14ª semana de gravidez produtos sem amônia.

 

  • Se você precisar passar por algum procedimento dentário durante a gestação e precisar tomar anestesia, avise seu médico e o informe sobre a gravidez. Geralmente, a anestesia usada em consultórios odontológicos não oferece nenhum risco a gestante, porém, é sempre bom conversar com o dentista antes.

 

Participe do nosso Curso para Gestantes, a próxima turma acontecerá no dia 29 de setembro. Clique aqui para mais informações.

 

 

Artigo anteriorPré-natal masculino
Próximo artigoUltrassom Morfológico
Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!