O puerpério e o luto por quem já fomos

Quando engravidamos começamos a sonhar. Sonhamos com nomes, cheiros, cores e um rostinho de bebê que vamos conhecer depois de nove meses de espera. Geralmente com o rostinho cor de rosa, as mãozinhas gordas e o cheiro de neném vem à nossa nova realidade, mas,  no início da maternidade, a realidade é diferente dos nossos sonhos e ela se chama puerpério.

 

A chegada do bebê é também o início de um período com o qual ninguém sonha. Na verdade muitas mulheres nem sabem que ele existe porque não se fala muito disso antes de ele chegar atropelando tudo que imaginávamos sobre os nossos primeiros dias como mãe.

 

O puerpério é um período de separação física entre mãe e filho depois de nove meses sendo um, mas é também quando começa uma conexão emocional crescente e intensa.

 

Muitas vezes este processo é sombrio e permeado de inseguranças, medos e dúvidas que geram uma constante sensação de culpa. Apesar do recém chegado pequeno ser humano ocupar muito espaço na nossa vida sentimos constantemente um enorme vazio que por vezes não conseguimos explicar.

 

Hoje eu sei que o meu vazio vinha da perda do antigo eu. Da estranheza de não reconhecer mais o meu corpo no espelho e de me sentir inadequada o tempo todo. Da compreensão de que eu não seria mais a mesma mulher que havia sido por 34 anos e do medo de nunca mais me reinventar e de não sentir nada a não ser aquele amor tão avassalador que parecia maior que meu amor próprio.

 

Mas recém nascida também é a mãe, assim como a mulher que surge depois desta experiência extraordinária que é a maternidade.

 

Sim, nós passamos por um período de luto quando nos tornamos mães e perdemos pelo menos uma parte da nossa identidade, mas saindo deste período de sombra conseguimos nos reencontrar. Nós nos apaixonamos pelo nosso bebê e aprendemos nossa nova função, construindo outra identidade diferente mas igualmente admirável e potencialmente mais forte. 

 

O puerpério é tema em nosso Curso para Gestantes, a próxima turma acontecerá no dia 16/6. Mais informações pelo link: https://bit.ly/2srPkOL

 

 
 
Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!