O protagonismo da mulher no pré-natal humanizado

O Pré-Natal Humanizado, metodologia que confere à mulher autonomia sobre o processo da gravidez e do parto, tem como objetivo o acolhimento e a assistência da mãe, garantindo liberdade sobre seus sentimentos e vontades no decorrer da gestação. A ideia é fazer da mulher a protagonista antes e no momento do nascimento, ajudá-la a chegar nesta ocasião com total confiança no seu poder de parir de forma tranquila e saudável.

 

Nessa modalidade, a gestante tem todos os seus direitos e desejos respeitados, não só no momento do parto, mas durante os nove meses de preparação para acolher o seu bebê. O objetivo é que a atenção obstétrica e o neonatal sejam realizados de forma humanizada e a maneira pela qual a gestante será acolhida e assistida pela equipe é fundamental para diferenciar um pré-natal comum de um humanizado.

 

No Pré-Natal Humanizado, alguns pontos são fundamentais: a gestante deve ter acesso a todas as assistências de saúde; a equipe deve estimular a mãe a expressar suas preocupações e angústias e ter todas as suas dúvidas sanadas; deve receber orientações sobre as queixas mais comuns da gravidez como vômitos, sono excessivo, doenças adquiridas durante o período gestacional e os sinais e os sintomas do parto devem ser esclarecidos para que a gestante se prepare com mais calma para o momento tão esperado.

 

O ideal é que uma equipe multidisciplinar preparada e engajada na metodologia do Pré-Natal Humanizado realize o acolhimento da gestante e do seu acompanhante. Este grupo deve ser formado por ginecologista, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, neonatologista, obstetriz e uma doula, que prestará assistência humanizada desde a concepção ao parto, oferecendo informações, esclarecimento de dúvidas, até a preparação para o momento do nascimento.

 

O principal objetivo do Pré-Natal Humanizado é encorajar a gestante a participar de todo o processo de gestação de forma prazerosa, que ela se prepare para vivenciar o ato de nascer de forma plena, confortável, segura e sem medo, além de ajudar a fortalecer o vínculo entre mãe e filho e estimular o aleitamento materno desde os primeiros minutos de vida do bebê.

Dr. Alberto Guimarães

Dr. Alberto Guimarães é ginecologista, obstetra e idealizador do projeto “Parto sem Medo”.

Formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis e mestre pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), atualmente exerce o cargo de gerente médico para humanização do parto e nascimento do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, CEJAM, em maternidades municipais de São Paulo para o Programa Parto Seguro à Mãe Paulistana. www.partosemmedo.com.br 

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!