A amamentação é o alimento mais completo que seu bebê deve receber nos primeiros seis meses de vida, com exclusividade. Podemos recordar a sua importância:
– aspectos nutricionais
– vínculo afetivo
– fortalecimento das estruturas orofaciais
Após 6 meses , segundo a OMS- Organização Mundial de Saúde, deve-se iniciar a introdução de alimentos gradativamente, pois o bebê necessita de mais vitaminas devido ao seu gasto de energia. Importante colocar que a amamentação deve continuar até dois anos ou mais.
Nesta etapa é de extrema importância o cuidado e a forma como serão oferecidos estes alimentos:
– devem ser de fácil deglutição
– podem ser amassados ou ralados
– oferecer gradativamente, de forma sortida, frutas e legumes variados
O bebê iniciará com pequenas porções, muitas vezes de 2 a 3 colheres pequenas e aumentando com o passar do tempo. Lembre-se que é a primeira experiência após o leite materno. A descoberta será de ambas as partes: o bebê por saborear alimentos de diversos novos sabores e consistências e a mãe por começar a perceber o que seu filho mais aprecia.
Duas dicas importantes:
– Não bata os alimentos no liquidificador;
– A “papinha” não deve ser oferecida de forma líquida, o mesmo serve para as frutas, devem ser amassadas ou oferecidos em pequenos pedaços. Devemos deixar os pequenos vivenciar o alimento, um morango, chupar um gomo da laranja… Sempre supervisionado! Desta forma inicia o “trabalho”da musculatura com os alimentos com os lábios, língua para coordenar a pequena porção dentro da boca até a deglutição.
Todo movimento neste início da mastigação é importante para a continuidade do fortalecimento da musculatura orofacial que já estava sendo feito com a amamentação exclusiva anteriormente.
A boa introdução alimentar, além de uma alimentação saudável, proporciona ao bebê iniciar uma mastigação e uma deglutição corretas.
Em caso de dúvida procure seu pediatra ou profissional habilitado para ajudar na introdução dos alimentos ao seu filho.