Chega um momento da gravidez que as mulheres ficam mais inchadinhas e no calor tende a piorar. Por isso, as gestantes reclamam que as pernas estão mais pesadas e que alguns sapatos, pulseiras e anéis não servem mais.
Esse inchaço é chamado pelos médicos de edema e é muito comum nos membros inferiores. A partir do sétimo mês, a mulher começa a se sentir mais inchada mesmo, e isso acontece por causa da retenção de líquidos, que é normal durante a gravidez. E o útero também tem sua parcela de culpa, pois devido ao crescimento do bebê ele começa a pressionar os vasos na região pélvica, dificultando a circulação do sangue.
O sangue precisa circular no corpo inteiro para que o coração consiga bombear. Quando a mulher está grávida, o sangue encontra uma resistência para fazer o seu processo natural e isso ocasiona o inchaço.
Mas, você não precisa se preocupar, é completamente normal. Com alguns trabalhos de prevenção, é possível evitá-lo. Mas há alguns fatores que contribui para o aparecimento do inchaço, evite ter uma má alimentação e fumar, isso agrava essa situação. Além disso, o excesso de peso também acaba afetando muito nessa questão.
Para amenizar o inchaço, você deve evitar o consumo de sódio, fazer caminhadas, hidroginástica e usar meia elástica, mas dependendo da temperatura elas podem incomodar.
Mesmo sendo uma condição normal durante a gravidez, as mamães devem ficar atentas a intensidade e locais onde esse inchaço costuma se manifestar. Quando for extremo nas mãos, braços, rosto e houver formigamento nas mãos, braços e dor na nuca, procure um médico. Esses sintomas podem indicar problemas renais, diabetes gestacional ou pressão alta e podem acarretar situação de risco para a mãe e o bebê.
Mas, para evitar tudo isso é importante que você faça um bom pré-natal, pois assim os riscos de você ter qualquer complicação diminui consideravelmente.