Posso confiar no teste de gravidez de farmácia?

Quando surgem os sintomas e as dúvidas quanto a possibilidade de estar grávida, as mulheres passam a pensar sobre os métodos que ela vai utilizar para confirmar a gravidez. E a maioria faz o teste de farmácia em casa, isso antes de fazer o exame laboratorial. Mas será que esse teste é 100% seguro?

               

Nas farmácias existem diversas marcas de testes de gravidez, fica até difícil escolher um.  O diferencial desse tipo de teste é que ele é rápido, prático e ainda é confiável, sim. Geralmente, esses testes fazem a constatação através de um hormônio chamado gonadotropina coriônica, que é produzido durante a gestação. E assim, ele revela o resultado positivo ou negativo.

               

O que diferencia um teste do outro é a sensibilidade de cada um, ou seja, não é porque o teste é mais caro que ele é melhor. Algumas marcas conseguem detectar níveis bem baixos de hormônio, outros só conseguem detectar níveis altos. Quando o aparelho tem uma sensibilidade maior, é possível saber da gravidez muito antes da menstruação atrasar. Já os que são menos sensíveis só conseguem detectar alguma alteração um dia após o atraso da menstruação.

               

Se o teste de farmácia der o resultado positivo, se prepare para a melhor surpresa de todas, você está grávida! E em caso de resultado negativo, é recomendado que você repita o teste dentro de alguns dias.

                

A necessidade de repetir o teste não significa que ele é ruim, isso indica que o seu nível de HCG não conseguiu ser detectado. Outro motivo é porque o corpo da mulher nem sempre funciona no período certo, por isso, pode ser impossível saber a data certa da ovulação. Mesmo se você tem o ciclo bem regulado, ainda há chances de ter variações.

               

Mas, se você ainda não confia no teste de farmácia, pode fazer procedimentos diretamente no laboratório, como o exame de sangue e o de toque. O resultado do exame de sangue não sai na hora e pode demorar até dias dependendo do consultório que você o fez. Já o exame de toque avalia a textura do colo uterino e o tamanho e formato do útero, mesmo assim o médico ainda pode pedir o exame laboratorial para confirmar a gravidez.

Artigo anteriorInchaço na gravidez
Próximo artigoUTI Neonatal
Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!