Hospitais do Rio de Janeiro são obrigados a liberar a entrada de doulas

Em junho, o governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, sancionou a lei que obriga os hospitais a permitirem a entrada de doulas nas maternidades do estado, que são profissionais treinadas para oferecer assistência emocional, física e instrucional à mulheres grávidas durante o parto e o período puerperal.

 

As doulas estavam proibidas de acompanhar partos hospitalares desde que o Cremej (Conselho Regional de Medicina do Rio) derrubou algumas liminares. Mesmo com a lei que garante a entrada da doula os hospitais não podem descumprir a lei do acompanhante, onde a gestante tem direito a levar uma pessoa de sua escolha para acompanhar o parto.

 

A resolução também prevê a adoção por parte dos hospitais de medidas que fiscalizem as doulas que vão acompanhar os partos. É recomendado que as instituições sempre peçam documentação, como carta de apresentação, documentos, autorização da gestante e certificado de formação profissional.

 

Os hospitais podem também pedir um relatório sobre os procedimentos e assistência que a doula oferecerá à gestante. Além disso, as profissionais também poderão utilizar os próprios equipamentos para o acompanhamento do parto.

 

Se houver interesse em levar uma doula para o parto, procure saber como vai funcionar todo esse processo, mamãe. Assim você garantirá um parto mais tranquilo e sem imprevistos.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,991FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!