Horários fixos de mamada e ingestão de pouco leite

A primeira regra para a amamentação é a Livre Demanda. A oferta frequente e correta do seio materno garante a manutenção da produção de leite.

 

Prolactina e Ocitocina são dois hormônios responsáveis pela produção e ejecção do leite materno e são liberados automaticamente pela hipófise logo no pós-parto. Porém, no terceiro dia após o parto, essa liberação só ocorre por causa do estímulo de sucção do bebê no seio da mãe.

 

A manutenção da liberação desses dois hormônios é importante para a produção de leite. Assim, mamar frequentemente e adequadamente mantém os níveis hormonais para um aleitamento materno preciso.

 

Alguns fatores são causas da diminuição e frequência de mamadas:

 

– bebê dorminhoco;

– separação da mãe-bebê;

 – interrupção precoce das mamadas noturnas;

 – mamadas em horários fixos e tempo estabelecido;

 – oferta de chás, águas e sucos;

 – uso de bicos artificiais.

 

Esses fatores são contrários a uma amamentação bem sucedida porque podem ocasionar uma diminuição da produção do leite materno e a um desmame precoce.

 

Os bebês recém-nascidos devem ser amamentados com maior frequência para que melhorem a cada mamada seu padrão de sucção e deglutição e também para adequação da produção de leite. Por serem mais sonolentos, os bebês  devem ser despertados para mamar.

 

O horário das mamadas não podem ser fixado e o bebê deve mamar sempre que apresentar sinais de fome, alguns mais comuns são movimentos em busca do seio e sucção das mãozinhas.

 

A partir do momento em que o bebê vai melhorando o seu padrão de mamada ele tende a mamar com maior intensidade e qualidade e as horas para a amamentação vão ficando mais previsíveis.

 

Entender o processo de amamentação como um todo garante melhor percepção e condução efetiva de um aleitamento de qualidade.

 

Informe-se e amamente!

 
Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!