Encontro Mensal Somos Mães de Primeira Viagem – Desenvolvimento motor infantil

Quando meu bebê vai sentar? Quando vai sair engatinhando e depois andando? Essas são dúvidas que passam pela cabeça de todas as mamães, não é mesmo? Por isso, o desenvolvimento infantil foi o tema do nosso encontro de janeiro. A fisioterapeuta materno infantil Denise Gurgel palestrou sobre as etapas de desenvolvimento motor no primeiro ano do bebê. 

 

Denise explicou sobre as três fases de movimentos: reflexos, rudimentares e fundamenteis. E ressaltou a importância do toque no desenvolvimento infantil, pois é a primeira forma de estimular o bebê: “O primeiro toque pro estímulo é o carinho, o bebê sentindo o próprio corpo consegue entender melhor os movimentos que está aprendendo”. Até mesmo a forma como carregamos nossos filhos é importante para o desenvolvimento.

 

A fisioterapeuta listou todas as etapas de evolução motora em cada fase do pequeno, confira abaixo: 

 

– Primeiro ao terceiro mês:

A flexão fisiológica vai diminuindo e esse alongamento permite uma maior movimentação. Entre o 2º ao 3º mês, começa a segurar objetos e a acompanhar ruídos, procurar objetos e pessoas com os olhos e também esboça o rolar para o lado. Movimenta as pernas como se estivesse pedalando. Com dois meses, de bruços mantém a cabeça num ângulo de 45 graus e, com três meses, 90 graus. 

No terceiro mês mantém a cabeça na linha média quando sentado e leva mãos e objetos à boca. 

 

– Terceiro ao sexto mês:

Nessa fase já controla os movimentos com mais autonomia e luta contra a gravidade. Também movimenta mais os braços, tentando pegar objetos ao seu lado e rola. De bruços consegue apoiar-se num só braço e mantém a cabeça erguida a 90 graus, por isso, acompanha visualmente objetos que estão acima da linha média. Observa a própria mão e por volta dos 6 meses transfere objeto de uma mão para outra. Gosta de ficar em pé. Ri, balbucia e produz mais sons vocálicos. 

 

– Sexto ao nono mês:

Entre 6 e 7 meses senta sem apoio, tem reações de proteção lateral quando 

desequilibra para os lados. Alguns bebês começam a se arrastar com 7 meses. Entre 8 e 9 meses fica na posição de quatro apoios e com 9 meses engatinha e explora o ambiente. Fica em pé com apoio de alguém ou objeto. Gesticula e imita e começa a falar quando a pessoa para de falar tentando manter um diálogo.

 

– Nono ao décimo segundo mês

Gosta de escalar agarrando em algo. Apoia-se para ficar em pé e fica em pé sozinho e aos pouquinhos vão começando a soltar as mãos para testar o equilíbrio e com 10 meses anda de lado segurando nos móveis. Anda segurando a sua mão. Quando brincamos com objeto escondendo no nosso corpo, sabe onde encontrá-lo. Entende o que está sendo dito.

 

Lembrando que cada bebê é individual e um ser único e pode ter seu tempo de desenvolvimento. Para saber como estimular os pequenos em cada fase e outras dicas, acesse a transmissão que fizemos do evento: https://bit.ly/1P9npGp

 

A mamãe Cristina Mori participou do bate-papo e contou para gente o que achou: “Achei um tema muito pertinente, principalmente para mães de primeira viagem, e a idade de desenvolvimento mais importante da crianças. A palestrante é muito focada e objetiva e eu achei que a linguagem dela é bem acessível. E o interessante é a troca de experiências, como todas são mães pela primeira vez, algumas que tem filho um pouquinho maior acabam relembrando o que foi útil e o que pode ser aplicado.”

 

Agradecemos a Denise Gurgel pela excelente palestra e ótimas dicas, a Apakeca Fotografia pelas lindas fotos e ao Empório dos Pães pelos lanches e bebidas.

 

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!