Diabetes gestacional

O diabetes gestacional é uma realidade que poucas mulheres conhecem, e por isso, sua preocupação em relação a doença é quase nula. Porém, essa é uma das coisas que você deve se preocupar e muito durante a gravidez, principalmente se você ganhou muito peso nessa fase.

 

Na gravidez, o diabetes costuma desencadear um desequilíbrio de açúcar no sangue que pode afetar a saúde da mamãe e do bebê. E pode gerar também complicações no parto.

 

Até 10% das gestações são afetadas por essa doença. Durante a gravidez, a placenta produz uma série de hormônios que são comuns nessa fase, e esses componentes que são produzidos diminuem a capacidade do corpo de manter o nível saudável de açúcar no sangue.

 

O sinais que o diabetes dá nessa fase são praticamente invisíveis. Mulheres acima dos 25 anos, com histórico de diabéticos na família, que estiver acima do peso e negras são mais propensas a desenvolver a doença.

 

A maior incidência de desenvolvimento é no terceiro trimestre de gravidez. Nessa fase, os hormônios de bloqueio de insulina atingem o seu ápice e causam maior resistência a essa substância. Por isso, faça exames regularmente para acompanhar a sua saúde e a do bebê.

 

O peso é um fator decisivo para o desenvolvimento da doença, pois mulheres que tem mais gordura na barriga são mais propensas a ter o diabetes durante a gravidez. A melhor forma de se proteger é adotar uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes, assim você garante que o seu peso vai se manter equilibrado.  

 

Após o parto o diabetes costuma desaparecer e tudo volta ao normal em muitos casos. Pois o seu corpo começará o processo de normalização e, com isso, os níveis de hormônios no organismo voltam a ser o que eram antes.

 

Mas mesmo depois do parto você precisa continuar visitando o médico, viu?! É importante acompanhar sua saúde, pois mulheres que tiveram diabetes gestacional correm o risco de desenvolver a doença novamente mais tarde. Cuide-se não só durante a gestação, mas depois dela também. 

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!