O diabetes gestacional é uma realidade que poucas mulheres conhecem, e por isso, sua preocupação em relação a doença é quase nula. Porém, essa é uma das coisas que você deve se preocupar e muito durante a gravidez, principalmente se você ganhou muito peso nessa fase.
Na gravidez, o diabetes costuma desencadear um desequilíbrio de açúcar no sangue que pode afetar a saúde da mamãe e do bebê. E pode gerar também complicações no parto.
Até 10% das gestações são afetadas por essa doença. Durante a gravidez, a placenta produz uma série de hormônios que são comuns nessa fase, e esses componentes que são produzidos diminuem a capacidade do corpo de manter o nível saudável de açúcar no sangue.
O sinais que o diabetes dá nessa fase são praticamente invisíveis. Mulheres acima dos 25 anos, com histórico de diabéticos na família, que estiver acima do peso e negras são mais propensas a desenvolver a doença.
A maior incidência de desenvolvimento é no terceiro trimestre de gravidez. Nessa fase, os hormônios de bloqueio de insulina atingem o seu ápice e causam maior resistência a essa substância. Por isso, faça exames regularmente para acompanhar a sua saúde e a do bebê.
O peso é um fator decisivo para o desenvolvimento da doença, pois mulheres que tem mais gordura na barriga são mais propensas a ter o diabetes durante a gravidez. A melhor forma de se proteger é adotar uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes, assim você garante que o seu peso vai se manter equilibrado.
Após o parto o diabetes costuma desaparecer e tudo volta ao normal em muitos casos. Pois o seu corpo começará o processo de normalização e, com isso, os níveis de hormônios no organismo voltam a ser o que eram antes.
Mas mesmo depois do parto você precisa continuar visitando o médico, viu?! É importante acompanhar sua saúde, pois mulheres que tiveram diabetes gestacional correm o risco de desenvolver a doença novamente mais tarde. Cuide-se não só durante a gestação, mas depois dela também.