Dermatite Atópica

A dermatite atópica é um problema de pele não-contagioso que causa vermelhidão, rachaduras, ressecamento e coceira. E, se não tratada rapidamente, pode causar dor  e até infeccionar.

Nas crianças, as áreas mais afetadas geralmente são os braços, pernas e tronco. Quando sua causa não é definida, a dermatite átopica pode ser hereditária. Há uma série de fatores que podem desencadear a dermatite átopica, entre elas fatores externos. O contato com roupas lavadas com determinado sabão em pó ou amaciantes podem causar essas erupções na pele, a troca por outro produto pode amenizar esse problema. Nesses casos, ela é definida como dermatite de contato. Mas, uma criança que tem a dermatite átopica pode ter a de contato também.

 

Também existe a dermatite de contato alérgica que é causada por contato com níquel de bijuterias, por exemplo. A manifestação desse tipo de alergia é local, mas ela pode se alastrar pelo corpo.

 

Se o seu filho está com essa infecção, tome muito cuidado e o oriente a não coçar as erupções. Pois isso pode ocasionar na formação de feridas e pode até deixar a pele da criança com um aspecto muito feio.

 

Cerca de 90% dos casos de dermatite em crianças se manifestam até a criança fazer 5 anos, e em 60% o problema permanece até a vida adulta.

 

 Há uma série de maneiras de tratar a dermatite, mas em sua maioria é essencial o uso de pomadas com baixo teor de corticosteróides. A pele costuma ficar muito ressecada, por isso, é importante mantê-la hidratada. No caso de infecção da ferida, o médico deverá receitar uma pomada com antibióticos adequada para tratar a lesão. É importante que o uso de qualquer tipo de medicamento seja prescrita por um médico especialista.

Para evitar a Dermatite Átopica

·         Fique atento a alimentação do seu filho, se você perceber que um alimento agrava a situação dele, não o deixe consumi-lo. Mas não mude radicalmente a dieta do pequeno sem consultar um médico antes.

·         Se você tiver bichinhos de estimação, evite que o animal fique nos lugares onde a criança costuma ficar.

·         Limpe adequadamente a sua casa, tente tirar qualquer resquício de pó de móveis. O ácaro pode ser uma das causas da dermatite.

·         Opte sempre por roupas de algodão, e evite tecidos sintéticos.

·         No calor, roupas pesadas podem agravar a dermatite, vista o pequeno com peças leves e de algodão.

·         No inverno, vista a criança com camadas de agasalho, assim fica mais fácil de tirar caso o pequeno sinta calor.

·         Evite banhos muitos quentes.

·         Mantenha as unhas da criança cortadas e limpas.

·         Use lençóis macios para evitar que a criança se machuque, pois elas costumam se coçar nos tecidos.

·         Explique a professores ou babás que a dermatite não é contagiosa, para que não haja um mal-entendido.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,976FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!