Cranioestenose

Na cabeça do bebê há uma série de espacinhos na caixa craniana e dentro dessas fendas há a moleira. A Fontanela (moleira) facilita a saída do bebê pelo canal vaginal e é de extrema importância para o seu desenvolvimento, com ela, o cérebro do bebê se desenvolve adequadamente. E a cranioestenose é causada pelo fechamento precoce da moleira da criança, o que acaba acarretando uma série de problemas.

 

Normalmente, a cranioestenose é perceptível entre 3 e 4 meses de vida do bebê, o momento em que o cérebro está crescendo e expandindo dentro da caixa craniana da criança. E é justamente por não ter espaço suficiente que a expansão cerebral começa a gerar problemas devido ao fechamento precoce da moleira. 

 

Além de comprometer a caixa craniana e gerar alguns problemas neurológicos, a cranioestenose pode ajudar a manifestação de casos mais graves de compressão cerebral e trazer muitos riscos a criança. 

 

Não há motivos certos para o aparecimento da cranioestenose, alguns dos fatores pode ser uso de medicamentos durante a gravidez, genética, má formação intra útero ou até uma infecção que pode ter ocorrido na mãe ou no bebê durante a gestação. 

 

A doença pode ser diagnosticada através de exame de imagem, como ressonância magnética e raio-x. O seu único tratamento é a cirurgia que realiza a reconstrução da caixa craniana do bebê, esse procedimento costuma trazer resultados muito positivos, mesmo sendo um pouco invasiva. São colocadas placas na cabeça da criança para corrigir a deformidade e garantir o crescimento do cérebro de maneira natural e saudável. E pode ser feito entre 3 e 6 meses de idade do pequeno. 

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!