Ao conversarmos sobre as sonecas e sua importância, falamos sobre a identificação dos sinais de sono.
Ensinar um bebê, uma criança a dormir envolve, desde o primeiro momento, a avaliação ou criação de uma rotina, bem como, a observação do organismo dele.
As necessidades de sono não são as mesmas para todas as crianças, por isso tabelas que descrevem quantidades de horas de sono e de sonecas são estimativas, pois cada organismo se desenvolve de um jeito.
É certo que as tabelas são bem aproximadas, mas não exatas.
Por exemplo, um bebê recém-nascido dorme cerca de dezesseis horas por dia, mas não mais do que poucas horas por vez. Ele tem cerca de sete períodos de sono e vigília distribuídos regularmente ao longo do dia e da noite.
Interessante destacar, que observar essas “janelas” de vigília e de sono do bebê faz diferença para estimular o momento da soneca.
O ideal é aproveitar os sinais que ele apresenta passado o tempo de vigília e criar um ambiente adequado para estimular seu descanso com a soneca. Assim, ele terá uma rotina com sonecas inseridas de maneira adequada. Isso é ensinar seu filho a dormir!
Quais seriam, então, esses sinais de sono?
– O mais característico:
- Coçar os olhinhos;
– E ainda…
- Bocejar;
- tensionar os bracinhos, as mãozinhas;
- perder o interesse nas brincadeiras;
- agitar-se – algumas crianças ao contrário de diminuírem o ritmo, ficam inda mais agitadas;
- perder a atenção e o contato visual – parece dormir com os olhinhos abertos;
- irritar-se – Não quer brincar sequer com seus brinquedos prediletos e/ou arremessá-los ao chão;
- pedir o peito ou a chupeta – alguns bebês/crianças, mesmo estando devidamente alimentados pedem o peito ou chupeta.
Observar os sinais de sono, cansaço do seu filho e aproveitá-los facilitará trabalhar a cada dia a sua rotina, deixando-o mais descansado para receber os estímulos adequados para sua idade; além de todas as questões de desenvolvimento e crescimento adequados.
Na semana que vem explicaremos um pouco mais sobre o processo de sono infantil, afinal, acreditamos que quanto mais nossos leitores entenderem sobre o sono do seu filho, melhor será para ajudá-lo, ensiná-lo.
Até lá!
*Dayse Melo, consultora materna e do sono, escreve semanalmente sobre o tema “Sono” aqui no Somos Mães de Primeira Viagem.