Como preparar seu filho para a chegada do irmão?

A chegada de um filho muda completamente a vida do casal. Isso sem falar na casa que ganha novos móveis, a cozinha outros utensílios, a sala fica parecendo um berçário.

 

Se tantas mudanças ocorrem na vida dos pais, que são adultos, e os desestabilizam, imagine o que acontece na cabecinha de uma criança quando vai ganhar um irmão. Antes centro das atenções, agora terá que dividir tempo e atenção com o irmão que acabou de nascer ou foi adotado. 

 

Para ajudar a compreender melhor a transformação da família, a psicóloga Adriana Cabana, do Grupo Prontobaby, esclarece as principais dúvidas sobre o assunto. Confira:

 

O que muda com a chegada de uma nova criança em casa?

Tudo muda. A rotina da família, a atenção dos pais que agora será compartilhada, a expectativa com a chegada de uma nova criança, por exemplo. A família cresceu e, com isso, a rotina diária terá que se readaptar com a entrada de mais um integrante.

 

Como avisar a irmã que chegou um irmão novo?

Esta notícia deve antecipar a chegada da nova criança em casa. Seja na barriga da mãe ou em um processo de adoção, o diálogo sobre a chegada de um novo bebê ou criança deve sempre ocorrer. O importante é estabelecer essa conversa antes e não chegar sem avisar. Até em casos em que já se sabe que o bebê porta alguma síndrome genética ou que não virá recém-nascido, como em alguns casos de adoção, tudo deve ser antecipado.

 

Quais são os cuidados que os pais devem ter com a chegada da criança?

A dica é agir com naturalidade. O que não podemos esquecer é que há outros filhos em casa, envolvidos nesse processo. Portanto, sempre lembre que a atenção deve ser obrigatoriamente compartilhada entre todos.

 

Como fazer para que não haja ciúmes na relação dos dois?

Não se deve tentar impedir o ciúme, pois esse é um sentimento que faz parte do processo da chegada de irmãos. O que os pais devem compreender é que esse sentimento vai passar e o papel deles é procurar sempre estabelecer laços dos outros irmãos com o que está chegando, já que a atenção será dividida para todos. Em casos em que a criança não aceita a chegada de um novo irmão e reage com agressividade e retraimento, a dica é procurar um especialista para que ela e a família consigam lidar melhor com os sentimentos e a situação. 

 
A regra de ouro na vida é sempre a paciência, especialmente quando lidamos com crianças, pois elas não tem maturidade emocional suficiente para lidar com tantas mudanças. E vamos falar aqui entre nós… nem sempre nós adultos temos também, não é?

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!