Como ficarão as vacinas a partir de 2016?

No dia 05 de janeiro, o Ministério da Saúde anunciou uma série de alterações no Calendário Nacional de Vacinação. Em meio a essas mudanças, 4 vacinas que são aplicadas nos postos de saúde terão novas recomendações de intervalo entre a aplicação das doses e ampliação da faixa etária.

 

As vacinas que sofreram alterações são:

 

HPV: antes as aplicações eram feitas em 2 doses com intervalo de 6 meses e a terceira dose era tomada 5 anos depois, e a faixa etária de 9 a 13 anos, público-alvo são as meninas. Agora serão aplicadas duas doses da vacina com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos.

 

Poliomielite: antes era uma injeção aos 2 e 4 meses e gotinha aos 6 meses. Além disso, havia mais duas doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos (gotinha). Agora, a terceira dose é injetável.

 

Pneumonia: antes eram aplicadas 3 doses, aos 2, 4 e 6 meses e entre os 12 e 15 meses a criança tomava um reforço. A partir de agora serão aplicadas 2 doses, aos 2 e 4 meses, e um reforço aos 12 meses.

 

Meningite: antes eram 2 doses, aos 3 e 5 meses, e um reforço aos 15 meses. Agora serão aplicadas 2 doses, aos 3 e 5 meses, e o reforço aos 12 meses.

 

A partir desse mês, a vacina contra a pólio passa por alterações na composição do medicamento. Antes a vacina era composta por vírus atenuadas, agora ela é inativada e feita com vírus mortos.

 

As mudanças seguem recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Crianças de 12 meses a 4 anos que não tiverem sido vacinadas com o produto poderão tomar uma dose única, método que não era realizado antes.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!