Como evitar uma gravidez em seguida da outra?

Ao mesmo tempo que o nascimento de um bebê traz tranquilidade, amor e mudança para um lar, também torna nossa rotina mais corrida e cheia de tarefas. Claro que a ideia de construir uma família é uma grande decisão e quando se realiza é um presente. Porém, com o bebê e as novas preocupações é possível que esqueçamos de cuidar de nós mesmas. 
 
E todo esse cuidado próprio que é deixado de lado resulta em consultas do pós-parto que são canceladas. Mas, sabe quais sãos as consequências disso? Um gravidez não planejada em um período muito curto de tempo. De 10 a 40% das mulheres que faltaram na primeira consulta após o parto engravidaram. 
 
Um dos grandes motivos dessa gravidez no puerpério é o esquecimento do anticoncepcional. É importante lembrar que o seu corpo precisa de um tempo para se recuperar do parto, e esse período precisa ser respeitado. 
 
O puerpério precisa ser respeitado para evitar complicações e reduzir o risco de mortes infantis e maternas. Quando o bebê tem menos de 18 meses de diferença para o irmão, aumentam as chances de parto prematuro, do bebê nascer subnutrido e até nascer com paralisia cerebral. Já no caso das mães, é possível desenvolver um quadro de sangramento, anemia e até levar a mulher a óbito. 
 
Após o parto o corpo da mulher volta a ovular, por isso, é ainda mais fácil que uma nova gravidez aconteça. E o aleitamento exclusivo pode adiar esse fator, pelo menos por um período. Quando você amamenta, o seu corpo demora para retomar a ovulação, mas, claro, que em alguns casos isso não acontece. 
 
Geralmente, a mulher que não está amamentando volta a ovular cerca de 25 dias depois do parto. Por isso, vá a primeira consulta pós-parto e converse com o seu médico sobre o método contraceptivo mais eficaz para o seu quadro. O DIU é um método contraceptivo muito indicado para o período do puerpério, já que ele é um implante que não precisa daquele compromisso de tomar a medicação em um horário específico, e pode ser usado tranquilamente por mulheres que estão amamentando.
Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,952FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!