Bons Sonhos

Em uma série de textos conversamos sobre o Sono Infantil. Conversar, trabalhar, escutar uma mãe sobre o Sono do seu bebê é sempre desafiador.

 

Iniciamos falando sobre “A importância do Sono Infantil” demonstrando que para a criança dormir bem é tão importante quanto se alimentar.

 

Demos continuidade, olhando um pouco também para a mãe que, na maioria das vezes, está muito cansada e, neste instante, começamos explicando como um “Ritual Noturno” para os bebês menores, bem como uma “Rotina” para os maiores, podem colaborar para a qualidade de vida da família e segurança da criança.

 

As sonecas, tão difíceis de serem inseridas na rotina de uma criança e a forma de adequá-las a cada idade, também foram temas que tratamos no intuito de esclarecer como o sono diurno interfere na qualidade do sono noturno. Conversamos sobre a “exaustão” que os pais acreditam ser necessária para que a criança durma bem à noite e vimos que isso não é eficaz.

 

Ensinar uma criança a dormir requer paciência e faz toda a diferença para sua saúde, desenvolvimento físico e neurológico e traz mais qualidade de vida para toda a família.

 

Descrevemos os “Sinais de Sono” para indicar que logo que se manifestam, os pais devem aproveitá-los para dar início a uma rotina de descanso.

 

Findamos com o funcionamento do Sono Infantil e seus hábitos associativos, objetivando esclarecer como muitas vezes imaginamos estar ajudando o bebê a dormir e na verdade, estamos instalando hábitos que dificultam seu processo de renovação de sono.

 

Claro, em todas as abordagens procuramos entender e respeitar todas as escolhas familiares.

 

Entendemos que a maternidade não vem com culpa e erros, afinal fazemos sempre o que podemos, sabemos e, muitas vezes, o que não podemos!

 

Aprender sobre o Sono do seu filho faz, sim, diferença em como conduzi-lo, gerando mais segurança e confiança para a criança que já na sua primeira infância apresenta bons reflexos de sociabilidade escolar e aprendizado, e quando adultos, tornam-se pessoas mais controladas e bem-humoradas. Afinal, ter uma boa noite de sono é bom para todo mundo.

 

Desejamos que nossos queridos leitores e seus filhos tenham noites melhores… Bons Sonhos!

Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!