Amamentar é um aprendizado para a mãe e o bebê. Amamentar um bebê requer muita dedicação, amamentar dois… Ainda mais!
Amamentação gemelar é perfeitamente possível.
Disponibilidade para o processo de amamentação todas as mães precisam, as mães de gemelar precisam de maior técnica, apoio, motivação e capacidade de organização!
Importante que os bebês mamem juntos, desde recém nascidos para que essa prática se instale e a mãe tenha um tempo para descansar. Aos poucos, os lactentes começam a mamar separados, afinal consideramos que cada um tenha fome e necessidades em seus momentos.
Com as mamadas frequentes em conjunto, desde o início, os bebês melhoram o padrão de mamada, sugam e deglutem melhor, e a produção de leite da nutriz vai se ajustando, possibilitando que eles possam mamar separadamente em outros momentos. Afinal, um bebê pode se saciar mais rapidamente do que o outro.
A mamada deve ser iniciada o mais rápido possível, logo após o parto – “Hora de Ouro”. Muito importante esse contato com a mãe desde a primeira hora do nascimento.
O posicionamento da mãe e dos bebês deve ser observado para que tenham conforto e possam se ajustar no processo de amamentação tranquilamente.
Não recomendamos escolher um peito para cada bebê, ao contrário disso, a mama desse ser ofertada em alternância em cada mamada, fazendo com que os bebês mamem em posições diferentes, objetivando equilíbrio na produção do leite materno e aumentando os estímulos visuais do bebê.
A mãe de gêmeos precisa de uma rede de apoio efetiva para permanecer amamentando, nutrindo os seus bebês. Os cuidados com os bebês devem ser compartilhados. A existência de uma relação de respeito entre os bebês é imprescindível, pois eles apresentam diferenças em seus padrões de alimentação, de sono, de trocas, necessidades, embora sejam aparentemente iguais.
Amamente!