Amamentação e Libido

A libido é um fenômeno atrelado a diversos fatores hormonais, metabólicos, comportamentais, culturais e de relacionamento, dentre outros.
 
Quando falamos da libido feminina, esse fenômeno é ainda mais complexo e diversos fatores podem interferir na sua gênese.
 
Uma mulher acaba sendo várias mulheres ao mesmo tempo, ela é mãe, esposa, dona de casa, filha, trabalha fora e ainda precisa ser MULHER, feminina, estar linda, magra, culta, elegante, ser compreensiva e, por fim, “ir para o céu”.
 
São muitas as necessidades impostas ao longo da vida e as mulheres tentam de todas as formas cumpri-las com louvor.
 
Nesse contexto, a libido não será um sentimento constante e intenso ao longo da vida da mulher, e isso é absolutamente normal. É necessário, portanto, que não só a mulher entenda isso, como também seu/ sua parceiro(a).
 
Isso não significa, entretanto, que a mulher deva meramente aceitar essa situação, mas não se acomodar, pois será cobrada, de uma forma ou de outra.
 
Durante a gravidez, por exemplo, há um explosão hormonal que, sobremaneira, irá mexer com a libido. Após a gravidez tudo muda novamente, vem a amamentação, por exemplo, a qual tem um papel fundamental nas oscilações da libido.
 
 
Algo até natural, protetor, pensado por Deus e pela natureza, pois naquele momento a mulher precisa se dedicar ao bebê de forma integral, e não poderia pensar em se relacionar ou engravidar novamente,  visto que seria tumultuoso para aquele determinado momento.
 
Também do ponto de vista hormonal, durante a amamentação, a lactante produz o hormônio do leite chamado Prolactina que, além de estimular a produção do leite, também induz uma diminuição dos hormônios sexuais responsáveis pela indução da libido. Tudo muito bem pensado, normal, natural e bem explicado em nossos livros de fisiologia.
 
O fato é que, mesmo sendo fisiológicas essas oscilações da libido durante a amamentação, elas causam preocupação e, por isso, devem ser esclarecidas ao casal de forma que fique claro que é algo passageiro e que tudo voltará ao normal.
 
Acrescento ainda que não recomendo qualquer tipo de medicação durante esse período, pois não sabemos o impacto disso para o lactente.
 
 
Fora da gestação, diversas medicações eficazes existem para melhorar a libido feminina, mas isso deve ser conversado com seu Endocrinologista que, com certeza, poderá te ajudar muito nesse sentido.  
 
Dr. Hamilton Junqueira
Endocrinologista e Metabologista
Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!