A Organização Mundial da Saúde preconiza 6 meses de Aleitamento Materno exclusivo e até os 2 anos de forma complementar.
Neste período muitas mães desejam começar ou voltar a fazer atividade física e recuperar a forma que tinham antes da chegada do bebê.
A intenção esta semana é dar dicas de como isso pode ser feito tranquilamente, sem consequências para uma amamentação prolongada.
No período de lactação a mãe perde em média 700kcal diariamente apenas com o ato de amamentar. E em fase produtiva de lactação produz de 800 a 1200ml de leite por dia.
Alguns cuidados devem ser observados quando desse retorno ou começo às atividades físicas:
– Aumentar a ingestão de líquidos, que comumente deve ser de 3 a 5l, diários, com, pelo menos, mais 20% de consumo;
– A atividade deve ser acompanhada por um profissional capacitado observando o tempo máximo de duração, bem como, quantidade de dias durante a semana;
– Reforçar o sutiã, para que dê suporte necessário para as mamas, impedindo uma possível lesão;
– Sugere-se amamentar 30 minutos antes do exercício físico, para que o bebê receba os anticorpos presentes no leite materno, que podem apresentar uma queda de 10 a 30 minutos pós atividade;
– Uma observação precisa de como o corpo reage depois de ter dado início às atividades, pois algumas mulheres apresentam uma possível queda na produção.
Importante destacar que muitas mulheres não apresentam nenhuma resposta que impeça a continuidade da amamentação, bem como, das atividades, mas algumas apresentam e devem suspender. Exatamente, por isso, o acompanhamento de um profissional faz toda diferença nesta condução.
Desta forma, a queda na produção de leite pode ser ocasionada por:
- Exercício mal orientado;
- Má alimentação (fazer exercícios em jejum enquanto lactante);
- Ingestão de pouco líquido.
Consideramos e acreditamos na importante necessidade que as mães têm de retomarem suas atividades como um todo e terem um tempo para si, afinal, sentindo-se bem, elas se sentirão melhores na presença do seu filho e de toda a família e amigos.
Interaja conosco pelas redes sociais e nos conte a sua experiência. @amamaenasceuassessoria e @somosmaesdeprimeiraviagem