Aleitamento materno: benefícios a longo prazo

O aleitamento materno tem seus benefícios amplamente discutidos e divulgados, são inúmeras as vantagens para a saúde da criança e da mulher, além de representar benefícios econômicos e para o meio ambiente.

 

A Organização Mundial da Saúde recomenda que o aleitamento materno seja exclusivo até os seis meses de vida da criança. Para tanto, considera-se aleitamento materno exclusivo a alimentação da criança apenas com leite humano, seja ordenhado ou da própria mama materna.

 

Recentemente foram divulgados resultados de pesquisas sobre o aleitamento materno que revelou que essa prática traz benefícios a longo prazo, tais como: maior coeficiente de inteligência; proteção contra a obesidade; aumento da imunidade pela formação da microbiota intestinal; melhor saúde mental; prevenção de diabetes e outras doenças crônicas.

 

Trazemos aqui um pouco mais sobre esses benefícios a longo prazo:

 

Inteligência

 

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, fez um estudo que acompanhou por mais de 30 anos 5 mil indivíduos, desde o nascimento, para averiguar os efeitos do leite materno no desempenho cerebral da criança a longo prazo. A principal descoberta dos pesquisadores foi publicada no periódico The Lancet Global Health, revelando que aqueles que foram amamentados apresentaram melhores desempenhos em testes de QI na terceira década de vida.

 

O cérebro da criança tem 80% do seu desenvolvimento nos primeiros dois anos de vida e o leite materno possui nutrientes que são fundamentais para esse desenvolvimento.

 

Proteção contra a obesidade

 

Esses mesmos pesquisadores de Pelotas/RS publicaram em 2018 mais resultados de suas investigações, sugerindo que o aleitamento materno tem benefícios a longo prazo, relacionando ao índice de massa corpórea (IMC) mais baixo e gordura visceral menos grosa. Ou seja, os pesquisadores defendem que o leite materno tem efeito protetor contra a obesidade no futuro.

 

Aumento da imunidade

 

O leite materno traz benefícios para a formação da microbiota intestinal (conjunto de bactérias que colonizam o intestino), que por sua vez representa benefícios não somente para o intestino, mas para o aumento da imunidade, melhora do metabolismo e sistema nervoso.

 

Sabe-se que a microbiota da criança amamentada no peito é diferente daquela que recebe formulas infantis, tanto que a indústria do leite artificial estuda a inserção de probióticos e prebióticos para amenizar essa diferença. O efeito do leite materno sobre a microbiota é duradouro, pois o perfil da microbiota que se forma na infância tende a prevalecer no intestino para a vida toda.

 

Melhor saúde mental

 

Estudos mostram que a amamentação promove benefícios a saúde mental a longo prazo. Isso ocorre tanto pela formação da microbiota intestinal, quando pelo vínculo que a amamentação proporciona na relação entre mãe e filho. Estudos revelam que a interação, o contato pele a pele, a troca de olhar na amamentação tem influência na formação da personalidade da criança, além disso pode contribuir para a redução da possibilidade de depressão na vida adulta.

 

Prevenção contra diabetes e outras doenças crônicas

 

O aleitamento materno exclusivo protege contra diabetes tipo 1 na infância, e também contra o tipo 2 da doença, que se desenvolve principalmente a partir do consumo excessivo de açúcares, na vida adulta. Pesquisadores afirmam que o leite materno tem função protetora contra diabetes, doenças crônicas e até alguns tipos de câncer.

 

Portanto, já sabemos que o leite materno é poderoso!

 

Gostou de dessas informações sobre os benefícios do aleitamento materno a longo prazo?

 

Compartilhe este conteúdo e nossas redes sociais para que mais mães tenham acesso a essas informações.

 

@amparomaterno

@somosmaesdeprimeiraviagem

 

Participe do nosso Curso para Gestantes,confira nossa agenda e veja a programação.

 
Eveline Franco da Silva
Enfermeira Especialista em Enfermagem Obstétrica Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família Pós-graduanda em Cuidado Materno-Infantil com enfoque em Aleitamento Materno Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Docente do Ensino Superior na área de Saúde Materno-Infantil Consultora em Aleitamento Materno Consultora Acadêmica Idealizadora da Amparo Materno Redes Sociais: Instagram: @enf_eve @amparomaterno Facebook: Eveline Franco E-mail: evelinefranco@yahoo.com.br

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!