Na semana passada conversamos sobre o funcionamento do Sono Infantil.
Destacamos a alternância entre os períodos de Sono Rem e Não-Rem e os breves despertares que ocorrem nesse período.
Um neuro hormônio, produzido pela glândula pineal (localizada atrás dos olhos) e chamado Melatonina é responsável pela regulação do sono. Nos bebês e nas crianças pequenas esse hormônio é produzido de forma bem irregular. Essa irregularidade faz com que os bebês alternem o sono, despertem e chorem, que é a forma como se comunicam, indicando um desconforto por não saberem voltar a dormir sozinhos. Vale ressaltar que a Melatonina só é liberada no escuro, então, apagar as luzes dos quartos das crianças contribui para sua melhor secreção.
E neste contexto, ocorre a inserção de alguns hábitos que os pais imaginam colaborar para uma qualidade do sono de seu filho e, na verdade, em cada transição desse processo de sono, a criança precisará repetidas vezes do mesmo hábito para que ela se sinta segura e renove seu ciclo de sono, voltando a dormir.
As crianças fazem associações ao adormecer. Ao despertarem se estiverem ao lado do que foi associado se sentem mais seguras. Exemplificando: associa que dormir é no bercinho, ao acordar se nele estiver, se sente mais tranquila e volta a dormir. Mas, se as condições forem diferentes às que ela associa para dormir, ela precisará de ajuda.
Os despertares noturnos são normais e fisiológicos. À medida que os bebês vão crescendo essa regulação hormonal vai se ajustando e os despertares vão diminuindo.
Por isso, inserir alguns hábitos na intenção de ajudar o bebê a dormir nesses despertares, apenas reforça sua necessidade e repetição, o que leva toda a família a exaustão.
Um exemplo bem esclarecedor é fazer o bebê dormir balançando no colo, ele associa que dormir é com o ‘balancinho’, logo nos seus despertares precisará dele para voltar a adormecer.
As condições associadas neste caso são colo e balanço. Na semana que vem veremos outras associações e então você entenderá porque seu filho precisa delas e da sua ajuda para que ele possa ter um sono restaurador.
Até lá!
*Dayse Melo, consultora materna e do sono, escreve semanalmente sobre o tema “Sono” aqui no Somos Mães de Primeira Viagem.