Há quem diga que dormimos por causa de mudanças químicas no cérebro. Outros destacam as questões comportamentais, para descanso do corpo e da mente. Por isso, é de grande importância entendermos porque precisamos dormir, principalmente para ajudar nossos pequenos.
O conhecimento acerca do sono ainda é incompleto, mas muito do que nos acontece enquanto dormimos já foi descoberto.
O nosso relógio biológico é um pequeno grupo de células que mantém o ciclo sono vigília funcionando num ritmo de cerca de 24 horas. Esse relógio controla todo o organismo, inclusive o sono.
Fato é que se não dormimos o suficiente, ficamos sonolentos e não produzimos de forma adequada durante o dia.
Com as crianças isso não é diferente! O sono é dividido em duas fases:
· Sono Rem
Os movimentos oculares são rápidos. Os sistemas fisiológicos estão mais ativos. Nesta fase ocorrem os sonhos.
· Sono Não-Rem
A criança dorme calmamente, com o ritmo cardíaco e respiratório regulares – esse é o que restaura o sono.
Ao dormir a criança alterna entre períodos de sono Não-Rem e sono Rem, onde ocorrem breves despertares. Exatamente por isso o seu filho acorda muitas vezes durante a noite ou faz sonecas breves. Então, ele precisa aprender a voltar a dormir, refazer seu ciclo de sono sozinho.
Alguns hábitos introduzidos para ajudar o bebê a dormir fazem com que ele somente refaça seu ciclo de sono, quando desses despertares, se esses hábitos forem utilizados.
Podemos citar como exemplos os balanços do carro, enrolar o cabelinho, entre outros. É isso que torna difícil para a família e bebê descasarem, afinal, ele precisa ser ajudado a todo o momento para voltar a dormir.
Como é fisiológico o seu despertar, o ideal seria ensiná-lo a voltar a dormir com tranquilidade, até que ele refaça o ciclo sozinho.
O quanto antes ele começar a aprender a dormir sozinho, rápido ele entenderá que ao acordar ele está seguro e pode voltar a descansar.
*Dayse Melo, consultora materna e do sono, escreve semanalmente sobre o tema “Sono” aqui no Somos Mães de Primeira Viagem.