A diástase é um músculo localizado no meio da barriga e que durante esforços e após a gravidez pode mudar de forma. Depois da gestação algumas mulheres sofrem com o afastamento desse músculo que costuma ir para o lado do abdome, esse problema é muito comum em mulheres que engravidaram mais de uma vez.
Essa separação do músculo pode comprometer a estabilidade corporal e a mobilidade da mulher, podendo causar dor nas costas, comprometer a postura e trazer problemas estéticos.
Mulheres que não praticam atividade física antes de engravidar são mais propensas a esses tipos de problemas. Já que a musculatura da barriga não é tão forte quanto a de quem pratica atividade física.
A diástase abdominal é diagnosticada através de exames como ultrassom ou tomografia, onde é examinado o local e a extensão do afastamento. O tratamento para esse problema é diferente para cada caso, por isso, é difícil dizer o que é mais eficiente. Há casos em que são encontradas hérnias no local da diástase e o tratamento pode ser um pouco mais longo e complexo.
Um dos tratamentos que pode ajudar é exercício físico ou fisioterapia. Porém, em casos onde o afastamento é maior é preciso se submeter a uma cirurgia plástica. Por isso, é importante que você procure um especialista antes de sair fazendo qualquer coisa para resolver o problema. Pois, se os exercícios físicos forem feitos de maneira errada a diástase pode piorar.
O tempo para recuperação depende muito do corpo que você tinha antes e de como você está se cuidando depois da gravidez. Isso varia de mulher para mulher.