“O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para criança, e constitui a mais sensível e econômica e eficaz intervenção para redução de mortalidade infantil.” ( Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde, Departamento de atenção básica – Brasília – Editorado-2009)
Como a Fonoaudiologia pode ajudar na amamentação?
Muitas pessoas acham que o Fonoaudiólogo somente é indicado quando a criança já tem idade para falar, o que não é verdade! A Fonoaudiologia deve ser inserida desde os primeiros dias do bebê (ainda na maternidade) estimulando o aleitamento materno, para que muitos problemas possam ser evitados ou minimizados na comunicação.
O aleitamento materno promove a saúde fonoaudiológica do recém-nascido nos seus diversos aspectos: motricidade orofacial, linguagem, fala e audição. As orientações envolvem desde as funções, como respiração, sucção e deglutição até aspectos auditivos.
Importante lembrar dos testes da “orelhinha” e “linguinha” que ajudarão, se necessário, as devidas orientações e acompanhamentos.
Os primeiros dias de vida do bebê correspondem a um momento importante para amamentação, porque o recém–nascido pode apresentar desordens no padrão de sucção (disfunção oral), refletindo no desenvolvimento motor-oral e prejudicando, assim, o desempenho da lactação. Estas disfunções podem ser identificadas precocemente mediante avaliação oral do recém-nascido e observando minunciosamente as mamadas, o que evita traumas e o desmame precoce e favorece o ganho de peso. (Carvalho CM et al. Consultoria em aleitamento. REV HCPA, 2007)
Por que amamentar?
-Estimula o crescimento harmonioso da face;
-Amadurece, desenvolve e previne distúrbios de lábios, língua, mandíbula e bochechas;
-Favorece respiração nasal;
-Estabelece ritmo respiração/sucção/deglutição;
-Propicia vínculo (mãe/bebê).
A Fonoaudiologia tem um papel fundamental na equipe multidisciplinar de incentivo ao aleitamento na maternidade. O Fonoaudiólogo deve atender, escutar e transmitir às mães informações e orientações relacionadas tanto ao aleitamento quanto as suas implicações para o desenvolvimento das estruturas orofaciais e da linguagem e fala da criança.
Consulte um fonoaudiólogo para auxiliar em qualquer fase da amamentação ( Lei 696581- Conselho Federal de Fonoaudiologia)