5 benefícios da Shantala

Shantala é uma técnica de massagem divulgada no ocidente por Frédérick Leboyer, autor e médico obstetra francês, em homenagem à mulher hindu que lhe apresentou a prática, na Índia). Ele é conhecido pelo seu livro Nascer Sorrindo (Birth Without Violence, 1975) que popularizou o Parto Leboyer (parto sem medo).

 

A Shantala consiste na massagem na criança pela mãe ou pelo pai. Segundo o ensinamento tradicional, a técnica indiana pode ser aplicada nos bebês a partir do primeiro mês de vida. Entretanto, alguns profissionais recomendam a massagem desde os primeiros dias do recém-nascido, em razão dos benefícios que ela traz para o bebê. Na dúvida, pergunte ao pediatra do seu filho.

 

 

Marisa Lima, enfermeira da Doutor Cuidados, listou cinco benefícios que a shantala oferece, confira:
 
1. Os toques, que abrangem todo o corpo do bebê, trabalham as regiões do corpo: peito, barriga, costas, pernas, braços e rosto. A criança fica mais tranquila e menos chorosa e dá menos trabalho na troca de fraldas e durante as refeições. Além disso, o relaxamento contribui para o alívio das cólicas e garante um sono gostoso.
 
2. A massagem no peito melhora a respiração porque expande a caixa torácica. Os movimentos na barriga auxiliam o funcionamento do intestino e do estômago. A própria posição em que o bebê fica, de costas, estimula a coluna vertebral, e a movimentação de braços, mãos, pernas e pés facilita o desenvolvimento da musculatura e o aprendizado de abrir e fechar, pegar e soltar.
 
3. A shantala ainda traz a consciência corporal. “A criança ganha mais noção de espaço e dos limites do seu corpo, se movimenta melhor. À medida que ela vai crescendo, não cai com facilidade e não esbarra tanto nas coisas enquanto anda de um lado para o outro”.
 
4. A maior abertura no contato com outras pessoas é mais uma vantagem. Já que o pequeno possui esse contato físico de amor com os pais, tende a se tornar mais receptivo ao toque em geral e a ter mais facilidade para se relacionar.
 
5. Um benefício extra é proporcionado para os bebês que nasceram de cesárea. Como não receberam a massagem original, ao passar pelo canal da vagina, eles podem se beneficiar muito dos movimentos da shantala.
 
 
Consulte o pediatra sobre a utilização de qualquer produto na pele do bebê.

 
 
Participe do nosso Curso para Gestantes que acontece todos os meses em São Paulo.
Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!