Volta às aulas: conheça 5 passos para preparar uma lancheira saudável

A volta às aulas está próxima e pais e responsáveis já começam a se planejar para a retomada da rotina escolar das crianças. É chegada a hora também de preparar diariamente uma lancheira que atenda as exigências de paladar dos pequenos, o que nem sempre é uma tarefa fácil. A dificuldade aumenta ainda mais quando nesta equação entra a preocupação em manter hábitos saudáveis fora de casa, uma vez que o sobrepeso e a obesidade infantil se tornaram realidade em muitas casas brasileiras.

O último senso do Ministério da Saúde, de 2019, levantou que 6,4 milhões de crianças brasileiras entre 3 e 12 anos estavam com sobrepeso e cerca de 3,1 milhões delas já apresentavam quadro de obesidade. Além disso, a estimativa é de que este cenário tenha piorado desde então por conta da pandemia.

Pensando em facilitar a rotina dos pais e responsáveis, a enfermeira esteta Mariane de Chiara, diretora da Clínica Chiquetá e idealizadora do projeto Esbeltinho, que ajuda famílias na gestão dos hábitos alimentares de crianças e adolescentes, separou algumas dicas do que levar em consideração na hora de preparar diariamente a lancheira dos pequenos. “O primeiro passo é certificar-se de incluir na lancheira um item de cada grupo alimentar: uma fonte de proteína ou lácteo (leite, iogurte, queijo), uma fruta ou legume in natura, um carboidrato (pães ou cereais) para fornecer energia e uma bebida para hidratar”, sugere.

Além disso, a especialista elencou 5 passos para quem deseja equilibrar o recheio da lancheira:

  1. Substitua alimentos industrializados por alimentos integrais e com menos teor de sal e açúcar.
  2. No lugar dos sucos de néctar de fruta opte por um iogurte com geleia.
  3. Prefira cookies integrais à bolacha recheada.
  4. Para sucos naturais escolha frutas com maior tempo de oxidação como manga, abacaxi, goiaba, maracujá e acerola.
  5. Para bebidas industrializadas, dê preferência para chás, sucos sem açúcar ou conservantes, água de coco ou água.

“Ensinar hábitos saudáveis ainda na infância promove resultados significativos na saúde e qualidade de vida. Por isso, é necessário ajudar as crianças em suas escolhas para seu pleno desenvolvimento”, finaliza.

Sobre o projeto: o Esbeltinho é um programa de gestão de hábitos que conta com uma equipe multidisciplinar (nutricionista, coach, educador físico e pedagogo) atuando sob a supervisão pedagógica de maneira lúdica e divertida, desenvolvendo na criança a segurança nas escolhas alimentares.

Texto: Máxima Assessoria

Participe do curso “Quem tem medo da adolescência”, destinado a pais de pré-adolescentes. O curso é 100% online, clique aqui.

Siga nossas redes sociais:

@somosmaesevoce

@dolacoaoabraco

@festivalsomosmaes

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!