Verão chegou: fique atento à insolação infantil! 

Apesar das temperaturas mais amenas por conta da La Ninã, o verão chegou e se engana quem pensa que criança não pode ter insolação. Sim, os pequenos também podem ser vítimas da doença e é necessário estar atento e ter cautela principalmente durante os dias com altas temperaturas. Entre os sintomas estão dor de cabeça (cefaleia); fraqueza; desidratação; respiração e batimentos cardíacos acelerados; febre alta (acima de 39ºC); náuseas e vômitos. Nos casos mais graves, confusão mental e perda da consciência. 

De acordo com a médica pediatra e neonatologista, a Dra. Danielle Negri, os bebês são mais suscetíveis à doença: 

“Todas as pessoas (crianças, adultos ou idosos) correm o risco das queimaduras solares, mas a pele dos bebês é muito sensível e ainda não é madura como a nossa, o que os torna mais passíveis à exposição solar.  Os bebês absorvem mais intensamente os raios de sol! O recomendado é que a criança não abuse da exposição solar entre 9h30 e 15h30. As melhores horas são antes das 9h ou depois das 16h, evitando o horário de pico”, recomenda.  

A insolação infantil grave pode gerar danos ao cérebro, coração, rins, músculos e chegar à mortalidade. Contudo, não há necessidade para desespero! O essencial é agir rápido para reduzir a temperatura corporal e aliviar os danos da insolação. 

“Em casos graves, quando a criança apresentar desorientação e desmaios, procure imediatamente o atendimento de emergência hospitalar. Se ocorrer episódios de vômitos, deite a criança virada para o lado esquerdo para evitar engasgamento enquanto vocês aguardam a avaliação do pediatra”, orienta Negri.  

Segundo a pediatra, restringir a exposição direta ao sol aos horários indicados, evitar atividades físicas intensas em dias de alta temperatura, reforçar a hidratação na dieta alimentar da criança e reaplicar o protetor solar várias vezes ao dia são algumas formas de prevenir a insolação infantil.  

A Dra. Danielle Negri explica como deve ser o tratamento para insolação e indica algumas técnicas:  

– Leve a criança com insolação para um lugar fresco, com sombra e ventilação;  

– Retire o máximo de roupas possível;  

– Se consciente, mantê-la em repouso e com a cabeça elevada;  

– Ofereça bastante água fria ou outro tipo de líquido não alcoólico;  

– Borrife água delicadamente em todo o corpo da criança ou até mesmo faça compressas de água fria na testa, axilas, pescoço e virilhas;  

– Se possível, dê um banho frio ou envolva com panos ou roupas molhadas.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!