Vacina é a melhor forma de prevenir a gripe

Mamãe, já levou o pequeno tomar vacina de gripe? Ainda não? Então corre, porque a campanha de vacinação acaba dia 26 de maio na rede pública. 

 
A vacina contra a Influenza é a melhor forma de prevenir a gripe, que tem sua incidência aumentada durante o inverno. Segundo estudos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, a vacina reduz em 65% o risco de mortes de crianças causadas pela gripe. 
 
A pediatra Renata Scatena explica: “a vacinação é indicada para todas as pessoas a partir de 6 meses de vida, principalmente aquelas de maior risco para infecções respiratórias (grupos de risco) que podem ter complicações e a forma grave da doença pelo vírus Influenza”. 
 
Os grupos de riscos são idosos com mais de 60 anos, professores, crianças pequenas (entre 6 meses e menos de 5 anos), gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas. 
 
Esse ano temos dois tipos de vacina: a trivalente e a tetravalente. A primeira contém os vírus Influenza A (H1N1), subtipo Michigan/45/2015, Influenza A (H3N2), subtipo Hong Kong/4801/2014 e Influenza B, subtipo Brisbane/60/2008. Já a tetravalente, além desses três, tem também o vírus Influenza B, subtipo Phuket/3073/2013.
 
Crianças até 5 anos podem receber a imunização gratuitamente em postos de saúde. “A vacina trivalente é dada nas UBS aos grupos de risco. Na rede particular é disponibilizada tanto a trivalente quanto a tetravalente”, afirma a pediatra. 
Ah, e como o vírus é mutável, a vacina também, por isso, a vacinação deve ser repetida todo ano. 
 
Lembre-se que pode ocorrer efeitos colaterais, como em todas as vacinas, como febre, indisposição, inchaço e dor no local da picada. Mas, fique tranquila, pois não são iguais os sintomas da gripe. 
 
Para mais informações, clique aqui.
Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,950FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!