Vacina contra o vírus H1N1

Com a chegada do outono, as gripes lotam os pronto-socorros e começam as discussões a respeito da vacina contra o vírus H1N1 e quem deve vacinar-se e onde.
 
 
Conversamos com o Dr. Thiago Caldi, pediatra que participará da nossa 9ª turma do Curso para Gestantes, no dia 28 de abril, para esclarecer alguns dúvidas. Confira conosco:
 
 
SMPV: Dr. Thiago, é importante tomar a vacina da gripe todos os anos? Por que?
 
 
Dr. Thiago: A proteção dada pela vacina contra o vírus da influenza vai diminuindo com o passar do tempo.A proteção dura em média de 6 meses a 1 ano. Novas mutações vão surgindo e a cada ano precisam ser feitos ajustes nas vacinas. Logo, a vacina dada em um ano pode não ser efetiva em outro ano. 
 
 
A vacinação contra gripe é uma importante ferramenta preventiva para pessoas com condições crônicas de saúde (diabéticos, asmáticos, cardiopatas, portadores de doenças pulmonares crônicas, por exemplo) e reduz o risco de hospitalização e morte associada à gripe.
 
 
SMPV: Bebês até 6 meses não devem tomar a vacina contra o vírus H1N1, como eles terão proteção se não tão indefesos?
 
 
Dr. Thiago: Toda gestante deve ser vacinada. A vacinação ajuda a proteger as mulheres durante e após a gravidez. As mães passam anticorpos para o bebê em desenvolvimento durante a gravidez e ao amamentar. Isto ajuda sobremaneira a proteger os bebês (lactentes) contra a gripe, já que até os 6 meses de idade eles não podem receber a vacina.
 
 
Ser vacinado também protege as pessoas ao seu redor, incluindo aquelas que são mais vulneráveis ​​a doenças sérias da gripe, como bebês e crianças pequenas, idosos e pessoas com certas condições crônicas de saúde.
 
 
SMPV: Além do vírus H1N1, tem se falado muito sobre o H3N2. A vacina da gripe protege contra os dois tipos de vírus?
 
 
Dr. Thiago: As vacinas da gripe (Influenza), tanto da rede pública quanto da rede particular, apresentam em sua formulação o H3N2, que foi o maior vilão da gripe no inverno do Hemisfério Norte, que acabou de terminar. 
 
 
SMPV: Qual a diferença entre a vacina da rede pública e da rede privada?
 
 
Dr. Thiago: A diferença das vacinas (particular e pública) reside no fato de que a disponibilizada em rede particular apresenta uma cepa a mais da Influeza B (Brisbane). 
 
 
SMPV: Quem deve tomar a vacina?
 
 
Todos acima de 6 meses de idade devem tomar a vacina. O governo disponibiliza a vacina em rede pública para as pessoas que se enquadram nos seguintes critérios: crianças dos 6 meses até 5 anos de idade, idosos, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias, portadores de doenças crônicas (cardiopatas, diabéticos, pneumopatas crônicos, obesos), profissionais de saúde, presidiários, funcionários do sistema prisional e indígenas).
 
 
Encontre o Dr. Thiago:
 
IG: @papai_pediatra
 
Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!