Com 4 meses completos, a maioria dos bebês são capazes de dormirem a maior parte da noite. Importante destacar aqui “a maior parte da noite”. Uma rotina apropriada e exclusiva para o seu filho e sua família pode ajudá-lo a desenvolver padrões de sono, evitando alguns problemas com o seu crescimento e desenvolvimento.
O maior benefício para o seu filho é não ter o sono interrompido demais, ou seja, ter uma noite inteira de sono sem despertares. O ritual noturno no qual nos referimos no texto anterior para bebês de até 3 meses, deve estar inserido nesta rotina indicada para bebês a partir de 4 meses de idade.
A “exclusividade” citada no início do texto significa que cada deve ter a sua própria rotina, respeitando os seus limites. Uma Consultora do Sono, por exemplo, é capaz de avaliar a rotina da família e, conjuntamente, elaborar de forma apropriada para a idade e fase do bebê, uma ‘nova rotina’ e implementá-la.
Não há dúvidas que estabelecer uma rotina traz mais segurança e tranquilidade para a criança e mais solidez à família. Maus hábitos podem dificultar a transição do sono leve para o sono profundo e vice-versa, ou seja, voltar a dormir quando despertar ou despertar mais do que dormir.
Por isso, é muito importante a criança ir para a cama ainda acordada para que se acalme e durma sozinha. Esse é um bom hábito!
Colocando a rotina em prática:
1. Acorde seu bebê por volta das 6 ou 7 da manhã;
2. Estimule sonecas para cada fase e idade específica;
3. Ofereça estímulos adequados para a idade entre as sonecas e os horários alimentares;
4. Comece o ritual noturno por volta das 19h para que às 20h a criança esteja quase adormecendo ou já dormindo;
5. Estabeleça bons hábitos alimentares, orientados pelo pediatra ou nutricionista infantil, de acordo com a idade e introdução alimentar.
Isso se faz importante para que, com uma noite reparadora, sem interrupções, seu filho absorva todos os estímulos recebidos durante o dia e libere todos os hormônios responsáveis pelo seu desenvolvimento.
*Dayse Melo, consultora materna e do sono, escreve semanalmente sobre o tema “Sono” aqui no Somos Mães de Primeira Viagem.