Síndrome do bebê sacudido

A Síndrome do Bebê Sacudido pode acontecer quando quem está cuidando do bebê tem um descontrole e o balança muito forte, movimentando para frente e para trás sem apoiar a cabeça. Os sintomas são letargia, tremores, vômito, em alguns casos convulsão, estupor ou coma. Mas, não existe lesões no corpo no bebê, o que dificulta a identificação do problema. Por isso, o pequeno é submetido a exames radiológicos e o diagnóstico pode ser uma hemorragia no cérebro ou na retina causada em decorrência do bebê ter sido sacudido violentamente. 

 

Essa síndrome é uma das formas de abuso mais comuns em crianças com menos de dois anos de idade, que pode gerar trauma grave ou irreversível. Esse problema é mais comum do que imaginamos, e só nos Estados Unidos os casos são de 600 a 1400 por ano. 

 

Alguns bebês podem chegar a óbito depois de ser sacudido por alguns dias, já os que sobrevivem podem sofrer com uma série de deficiências, dificuldades de aprendizagem, lesões neurológicas, retardo mental, paralisia cerebral, cegueira e, em casos mais graves, o pequeno pode ficar em estado vegetativo permanente. 

 

Muitos dos casos de Síndrome do Bebê Sacudido acontecem devido a cuidadores que estão estressados, pode ser babás, pai, mãe ou qualquer familiar ou pessoa encarregada a cuidar da criança. Em um momento de descontrole por causa do choro do bebê, a pessoa que não consegue amenizar a situação sacode o pequeno, e ele pode perder a consciência ou ficar sonolento. E aí que está o perigo, o cuidador acha que funcionou as sacudidas, porém, não é bem assim, o que pode levar essa pessoa a fazer a mesma coisa várias e várias vezes. 

 

Se você está passando por um momento de muito estresse, o primeiro conselho é pedir ajuda do seu parceiro ou contratar uma babá por um tempo. O bebê pode chorar por várias motivos e você não pode perder o controle. Mantenha a calma e respire fundo. Sacudir o bebê não é a solução e pode virar, na verdade, um baita problema. Tenha cuidado com isso e supervisione brincadeiras, já que isso pode acontecer durante os momentos de lazer também. 

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!