Saúde bucal da gestantes

A gravidez é uma fase ideal para o estabelecimento de bons hábitos, pois a gestante mostra-se psicologicamente receptiva em adquirir novos conhecimentos e a mudar padrões que provavelmente terão influências no desenvolvimento da saúde do bebê.

Os primeiros cuidados devem ser com sua própria saúde, já que seu corpo receberá um outro ser e precisa estar em condições saudáveis para propiciar um bom desenvolvimento a esta nova vida.

Entre os cuidados com a saúde sistêmica:

  • alimentação saudável para formação de todos os órgãos do bebê incluindo a formação dos dentes;
  • exercícios físicos apropriados e orientados por um profissional da área de educação física;
  • cuidar do equilíbrio emocional muitas vezes alterado pela ação dos hormônios e por inúmeras mudanças na vida da mulher neste período;
  • a saúde bucal não poderia ser menos importante, já que a cavidade oral é a porta de entrada para muitas doenças, e transmissão de tantas outras.

Portanto assim como o pré-natal realizado com o médico ginecologista-obstetra, a mulher deverá incluir antes mesmo de ficar grávida um pré-natal odontológico.

Muitas vezes a gravidez não é planejada, mas isso não impede que esta atenção especial seja dada no momento que ela recebe esta grande notícia.

Se houver possibilidade de fazer esse planejamento, o ideal seria a futura mamãe fazer um checkup odontológico, realizando profilaxia (limpeza) , remoção de focos infecciosos (dentes cariados, gengivas inflamadas, extrações de remanescentes dentários, tratamento de canal), clareamentos, e possíveis radiografias para diagnóstico, afim de evitar tais procedimentos durante o período gestacional.

Isso não quer dizer, em absoluto, que durante a gestação ela não possa fazer tais procedimentos.

Recomendamos deixar para o segundo trimestre procedimentos curativos, como restaurações, extrações, tratamento de canal, por exemplo, e evitar o primeiro trimestre, quando há formação de estruturas importantes do bebê, e para o último trimestre, quando o tamanho da barriga pode vir a dificultar sua mobilidade e permanência em cadeira odontológica.

Novamente reitero aqui que em hipótese alguma a gestante deva permanecer com dor, ou foco de infecção em nenhum momento da gestação, o não tratar, a dor, os focos de infecção serão mais prejudiciais que as pequenas doses de radiação (tomadas com devida proteção) e os anestésicos se porventura necessários, também administrados corretamente em doses mínimas.

Prevenção acima de tudo, mamães!

Texto escrito por Daniela Strazzeri, odontopediatra da Clínica Garcia Pfister.

Acompanhe nossos perfis no Instagram:

@somosmaesdeprimeiraviagem

@garcia_pfisterclinica

Participe dos nossos cursos e rodas de conversa, confira nossa agenda.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!